Simulação de acidente atesta qualidade do trabalho da 7ª Seção do Corpo de Bombeiros Militares da ALCE
Por ALECE03/09/2018 19:04
Compartilhe esta notícia:
A 7ª Seção de Bombeiros Militares da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) apresentou, na última sexta-feira (31/08), uma simulação de acidente nas dependências do Poder Legislativo, onde um servidor caiu das escadas e precisou de atendimento pré-hospitalar. Na ocasião, a equipe dos bombeiros foi acionada para prestar os primeiros socorros.
O comandante da 7ª Seção, Coronel Leandro Nogueira, informa que em todas as portarias da ALCE há a presença de uma equipe dos corpos de bombeiros. "A gente leva entre um a no máximo três minutos para fazer o primeiro atendimento. Nas redondezas, onde atuamos em muitos acidentes de trânsito, dura aproximadamente quatro minutos para a equipe chegar ao local", explica.
Simulação
A simulação realizada pela 7ª Seção dos Bombeiros mostrou um servidor tropeçando e caindo nas escadas. Ao serem acionados, como atendimento inicial no local, os bombeiros estabilizaram a cabeça da pessoa para evitar lesões na coluna cervical. Foi realizada uma avaliação primária, observando se o acidentado estava consciente, respirando e com sinais vitais normais. Após esta etapa, deu-se o momento de verificar a existência de luxações, hemorragia ou corte, além da checagem da pressão arterial. No exame de verificação secundária, foi realizado o contato físico para checar se houve fraturas expostas e analisar a existência de dores localizadas em que partes do corpo.
Durante a simulação, o braço e a perna do servidor foram imobilizados. De acordo com o Coronel Leandro, a vítima deve permanecer todo o tempo com a coluna imobilizada. "Foi colocado no pescoço dela um colar cervical, além de uma tala na mão para minimizar a dor e evitar que o trauma piore. Nós temos todo o material disponível na Assembleia Legislativa para transportar a vítima até o hospital", ressalta.
O transporte da vítima deve ser realizado com todo o cuidado. Neste caso, o servidor foi transportado por uma prancha longa, permanecendo imobilizado durante todo o tempo, principalmente o pescoço, para não haver nenhum tipo de deslocamento brusco. Foram realizadas algumas etapas de transporte até a vítima ser levada à ambulância e seguir para o hospital.
Segundo o Coronel Leandro, é comum haver este tipo de atendimento na Casa e no entorno. "Nós tivemos o caso de uma servidora que caiu e teve uma lesão grave no braço, sendo realizado todo esse procedimento até ela ser encaminhada ao hospital", informa. De acordo com ele, essas ações minimizam as consequências para a vítima. "A gente pede que, em qualquer ocorrência, a pessoa nos acione e, caso não tenha nenhum treinamento em primeiros socorros, deve aguardar a chegada dos bombeiros", reitera.
Serviço prestado à população
A equipe da 7ª Seção dos Bombeiros Militares da Assembleia pode ser encontrada em qualquer portaria das dependências do Poder Legislativo ou pelo número 193. O serviço está disponível 24 horas, com uma equipe de bombeiros preparada que recebeu curso de primeiros socorros. Segundo informa o Coronel Leandro, recentemente foi adquirido um desfibrilador para atendimentos cardiorrespiratórios. "Este é um serviço que procuramos exercer com excelência, tanto para os servidores da Assembleia quanto para quem frequenta a Casa e para a população que circula pelo seu entorno, atendendo acidentes de trânsitos, atropelamentos e outras ocorrências", explica.
A 7ª Seção de Bombeiros do 1° Grupamento de Bombeiros foi criada em 27 de novembro de 2007, integrando a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A Seção de Bombeiros possui como finalidade a formação de brigadas de combate a incêndio, execução de planos de vistoria técnica na área de prevenção contra incêndio, execução de planos de contingência e atividades de defesa civil nos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo, compreendendo também a salvaguarda da integridade física dos parlamentares, servidores e visitantes.
Possui ainda como atribuições as operações de bombeiro militar, no tocante a prevenção e combate a incêndio, prestação de atendimento pré-hospitalar e planejamento operacional da Assembleia Legislativa e nas áreas do entorno.