Agenda Cultural

Shows gratuitos marcam 25 anos Festival Jazz & Blues de Guaramiranga

Por Júlio Sonsol, com Assessoria do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga
09/02/2024 11:16 | Atualizado há 5 meses

Programação traz shows variados, dentre eles de atrações nacionais, como Jane Duboc e Nico Rezende Programação traz shows variados, dentre eles de atrações nacionais, como Jane Duboc e Nico Rezende - Arte: Divulgação/Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga

Em sua 25ª edição, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga comemora a longevidade abrindo as portas para o público sem cobrar ingressos. O tradicional evento, que se transformou a mais concorrida alternativa às comemorações mominas tradicionais, fará uma homenagem ao compositor, cantor e ator cearense Rodger Rogério. Também serão realizadas  atividades educativas ecológicas a partir desta sexta-feira (09/02), prosseguindo até terça-feira (13/02).

Realizado desde 2000, o evento tradicional em Guaramiranga, terá nesta edição 15 shows distribuídos entre Cidade Jazz & Blues, localizada no Estádio Municipal Jean Bardawil, Igreja da Gruta, Igreja Matriz e Praça do Teatro Municipal. Entre as atrações, estão Jane Duboc, Nico Rezende, Egberto Gismonti, Manassés de Sousa e Nonato Lima, além do cantor americano Omar e da cantora hondurenha Indiana Nomma.

Ingressos gratuitos

O acesso aos shows do período da noite será feito por meio de ingressos disponibilizados na plataforma Sympla. Os primeiros lotes já foram esgotados, mas haverá um segundo lote disponível a partir das 8 horas de cada dia de apresentação. Os shows noturnos começam às 21 horas.

Para as sessões das 17 horas, o acesso será por ordem de chegada. Para o restante da programação, não será necessário apresentar ingresso. O festival sugere a doação de 1 kg de alimento por pessoa em cada sessão de shows. O material arrecadado será destinado ao programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

Bate-Papo

O tradicional No Café no Tom, acontecerá no Basílico Restaurante, localizado na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. A ação realiza o tradicional bate-papo com as atrações de cada dia com a mediação do jornalista Dalwton Moura. Na terça-feira (13/02), haverá a programação Matinal nas Igrejas, com shows pela manhã.

Cearenses homenageados

O artista Rodger Rogério é homenageado na edição do festival e traz o show “80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais”. Considerado um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará” na década de 1970, o cantor e compositor se apresenta na noite do domingo (11/02) na Cidade Jazz & Blues.

O show será dedicado às canções que influenciaram a formação musical do artista e prestará homenagens também aos ídolos que marcaram sua vida na Fortaleza dos anos 1960.

Também será celebrado o cantor Belchior. A atividade de abertura do festival será a inauguração do Café Belchior, que ficará na Pousada dos Capuchinhos. O momento será também de apresentar um monumento ao artista, que faleceu em 2017. A apresentação Tributo ao Belchior, durante a solenidade, ficará por conta da Orquestra de Sopros de Pindoretama.

A escolha do local para a homenagem tem vínculos com a história do artista. Belchior foi seminarista no antigo Mosteiro dos Capuchinhos, que hoje funciona como pousada. Esse tempo de Belchior em Guaramiranga foi após os estudos secundários em Sobral e antes de cursar Medicina em Fortaleza.

Ações educativas

Como nas versões anteriores, o festival terá uma série de atividades formativas e ações ambientais. Alguns exemplos são observação de pássaros, plantio de mudas, exposições e oficinas. Fazem parte do festival oficinas de música em Guaramiranga, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Toda a programação pode ser encontrada no site oficial do festival.

Programação

Sexta, feira - 9 de fevereiro. 19h - Café Belchior - Pousada dos Capuchinhos: Abertura - Festival Jazz & Blues 25 anos. Inauguração de monumento em homenagem a Belchior. Tributo ao Belchior com Orquestra de Sopros de Pindoretama.

Sábado - 10 de fevereiro. 11h  - Basílico Restaurante; Café no Tom - Marco Lobo e Nonato Lima. 17h - Cidade Jazz & Blues - Show; Pantico Rocha - Show “A Sorte está Lançada” e Marco Lobo Quinteto. 21h - Cidade Jazz & Blues - Show- Nonato Lima; Show “Sertão Jazz e Olivia e Francis Hime - Show “Dois Franciscos”.

Domingo - 11 de fevereiro. 11h - Basílico Restaurante. Café no Tom; Nico Rezende e Jane Duboc. 17h - Cidade Jazz & Blues; Show - Tito Freitas e Thesco Carvalho - show “Inspirações” e  Felipe Cazaux e Rayane Fortes.  21h - Cidade Jazz & Blues; Homenagem a Rodger Rogério; Show  Rodger Rogério;  "80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais"; Nico Rezende e Jane Duboc - show “Clássicos do Jazz”.

Segunda-feira - 12 de fevereiro. 11h - Basílico Restaurante. Café no Tom; Indiana Nomma e Osmar Milito.  17h - Cidade Jazz & Blues; shows- Indiana Nomma e Osmar Milito e “Unexpected”; Omar Coleman e Igor Prado. 21h - Cidade Jazz & Blues. Shows; Egberto Gismonti e  Manassés de Sousa e Pablo Fagundes.

Terça-feira - 13 de fevereiro. 9h - Igreja da Gruta. Show - Matinal nas Igrejas: Nélio Costa e Tito Freitas. 10h - Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga:  Projeto Miudinho - show infantil “Ou isto ou aquilo”. 11h - Igreja Matriz.  Show - Matinal nas Igrejas: Thiago Rocha e Stênio Gonçalves.