Coordenadoria de Comunicação Social

Setembro Amarelo: Assembleia promove campanha de prevenção ao suicídio e depressão

Por ALECE
30/08/2019 12:22

Compartilhe esta notícia:

Programação contará com diversas atividades ao longo de todo o mês Programação contará com diversas atividades ao longo de todo o mês - Ilustração: AL-CE

A Assembleia Legislativa do Ceará promoverá a partir da próxima segunda-feira (02/09) uma grande mobilização para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Ceará. A Casa aderiu ao Setembro Amarelo por meio de uma programação que inclui palestras, cursos, audiências públicas, panfletagem e atendimento com escuta por psicólogos. Como parte do movimento Ideia Certa, o Poder Legislativo fará uma campanha publicitária de conscientização da população.

Além da programação que se estenderá por todo mês, a Casa abordará o tema também por meio da FM Assembleia 96,7MHz, da TV Assembleia, Agênca de Notícias, núcleos de Mídias Digitais e de Comunicação Interna, que integram a Coordenadoria de Comunicação Social do Poder, além de anúncios em diversos veículos de todo o Estado.

O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que a saúde mental é uma das maiores preocupações da atualidade. Porém, apesar da gravidade, falar desse assunto ainda é um tabu. Por isso, prevalece muita desinformação no que se refere ao tema na sociedade. “Precisamos falar desse problema e construir políticas públicas de prevenção. Estamos colaborando fazendo nossa parte, inclusive com a criação de uma frente parlamentar”, avalia Sarto.

Programação

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa organizaram a programação do Setembro Amarelo, com participação das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. O presidente da Frente Parlamentar e 1º secretário da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), pondera que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. “Queremos fomentar a produção legislativa e estar junto aos cidadãos para reduzir os impactos desse sério problema de saúde pública”, afirma Evandro.

O comandante da 2ª Companhia de Guarda, tenente coronel Marcelo Vasconcelos, explica que por iniciativa da unidade será promovida a palestra da psicóloga e capitã do BOPE da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Alexandra Valéria Vicente da Silva, doutora em Psicologia, que atua na área de prevenção ao suicídio. De acordo com o militar, o nome da capitã foi sugerido, por ser uma referência nacional em ações desta natureza.

"O suicídio, infelizmente, ainda é um tabu e um fenômeno que recrudesce a cada dia. Nós precisamos entender as suas causas e o comportamento para que a gente possa antecipar e de forma proativa evitar que novos casos aconteçam", avalia. O oficial lembra que hoje se vive em constante pressão por conta do trabalho e rotinas e "tudo isso vai somatizando e abalando psicologicamente os indivíduos".

A palestra da militar do Rio de Janeiro, conforme esclarece Marcelo Vasconcelos, vai dar orientações de como se deve agir em negociação para evitar que um suicídio iminente venha a acontecer. "Assim, teremos orientações de como identificar os sinais e como agir em casos de um parente ou até mesmo vizinho esteja em crise suicida. A capitã se especializou em negociação suicida", diz.

O dia 10 de setembro é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por conta da data, desde 2015, entidades como o Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria e outras instituições se envolvem em ações destinadas a dar visibilidade à prevenção do suicídio. É o chamado Setembro Amarelo.

A Assembleia instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio no último dia 14 de agosto. O requerimento de instalação foi assinado por 41 parlamentares. Participam da frente, além do autor, os deputados Nezinho Farias (PDT), Renato Roseno (Psol), Patrícia Aguiar (PSD), Romeu Aldigueri (PDT), Elmano Freitas (PT), Jeová Mota (PDT), Leonardo Pinheiro (PP) e Érika Amorim (PSD).

Calendário de ações do Setembro Amarelo no Legislativo

2/9 - 7h  - Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na Assembleia Legislativa, para servidores e visitantes

2/9 - 18h - Iluminação amarela no prédio da Assembleia Legislativa

3/9 - 8h - Visita à Sociedade de Assistência e Proteção a Infância de Fortaleza (Sopai)

3/9 - 14h - Palestra Comportamento Suicida: Do fenômeno à negociação, com Alexandra Valéria Vicente da Silva – Psicóloga e Capitã do BOPE – PMRJ

4/9 - 14h - Audiência pública sobre suicídio na adolescência com a psicóloga Alessandra Xavier

9/9 - 9h - Reunião da Frente Parlamentar

10/9 - 7h - Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na esquina das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira

10/9 – Horário a definir - Sessão Especial

10/9 - 8h30 - Palestra sobre a depressão na Infância e Adolescência com o psiquiatra Fábio Gomes de Matos

14/9 - 19h - Panfletagem e distribuição de fitas amarelas no entorno da Arena Castelão

17/9 - 15h - Audiência pública sobre o projeto Vidas Preservadas com promotor Hugo Mendonça

20/9 - 8h - Escuta com psicólogos na Assembleia Legislativa

25/9 - Mesa redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio, no auditório Murilo Aguiar

30/9 - Palestra Crise Suicida e Estratégias de Prevenção com Edir Paixão – Psicólogo e Major do Corpo de Bombeiros do Ceará

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também