Departamento de Saúde e Assistencia Social

Servidores terão palestra sobre "Acupuntura e seus aspectos translacionais"

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS
22/03/2023 08:36 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividade é organizada pelo orientador da Célula de Acupuntura, Egerton Teles Atividade é organizada pelo orientador da Célula de Acupuntura, Egerton Teles - Publicidade/Alece

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) promoverá, nesta quinta-feira (23/03) e por meio da Célula de Acupuntura, palestra em alusão ao Dia Mundial do Acupunturista com o tema "Acupuntura e seus aspectos translacionais". O evento, disponível para todos os públicos, foi idealizado pelo orientador da Célula de Acupuntura, Egerton Teles, e será ministrado pela acupunturista, odontóloga e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Delane Gondim.

Egerton Teles frisa a importância da data e a incorporação da técnica chinesa ao Sistema Único de Saúde (SUS). "O Dia do Acupunturista enaltece os profissionais da área e, ao mesmo tempo, divulga os benefícios da acupuntura no tratamento de diversas dores e enfermidades. Embora antiga no Brasil – tendo sido trazida por imigrantes japoneses no início do século passado –, somente em 2006 a terapia foi incorporada ao SUS através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), após a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentivar diversos países a adotarem práticas medicinais chinesas em seus sistemas públicos de saúde", afirma.

A palestra, de acordo com Delane Gondim, tem por finalidade apresentar uma integração harmoniosa entre a terapia milenar e a ciência ocidental. "A proposta é afinar a estrutura filosófica e a linguagem diferenciada da acupuntura com as comprovações científicas contemporâneas. Será mostrado o aspecto translacional da parte clínica para a pesquisa científica experimental, e vice-versa", pontua.

Serviço: Palestra "Acupuntura e seus aspectos translacionais": uma abordagem científica da acupuntura por meio da visão translacional entre a parte clínica e a pesquisa científica experimental, correlacionando a medicina chinesa e seus pressupostos com a ciência ocidental. Palestrante: Delane Gondim. Acupunturista, odontóloga e professora de anatomia do Departamento de Morfologia da UFC (DM-FAMED-UFC). Data: 23/03. Horário: 14 horas. Local: Auditório do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), no terceiro andar do Anexo III da Casa Legislativa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também