Servidores têm papel essencial no modelo de governança participativa da Alece, aponta controladora da Casa
Por ALECE21/10/2022 11:38 | Atualizado há 2 anos
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O novo modelo de governança da Assembleia Legislativa do Ceará foi criado no final de 2019 e tem como base três pilares essenciais: a estratégia, a liderança e o controle. O modelo participativo de governança do Poder Legislativo faz parte do programa Alece 2030, que terá sua primeira avaliação feita agora, no final do ciclo 2021/2022. Em todo esse processo, o papel dos servidores do Poder Legislativo merece o reconhecimento da controladora da Assembleia, Sílvia Correia.
No mês em que transcorre o Dia do Servidor Público (28 de outubro), o Núcleo de Comunicação Interna da Alece, por meio do Portal do Servidor, entrevista gestores da Casa sobre o papel dos colaboradores para a efetivação de ações do Poder Legislativo.
A gestora aponta que foram fundamentais a colaboração e engajamento dos servidores para que se concretizasse uma quebra de paradigma na governança da Assembleia. "A gestão do presidente Evandro Leitão (PDT) construiu nosso planejamento estratégico com a participação de mais de 120 colaboradores que discutiram durante nove meses. Ali já foi dado o tom da liderança, apontando para um trabalho onde todos dariam sua contribuição e seriam importantes", pontua.
Conforme Sílvia Correia, a Alece atua em três frentes: legislação, fiscalização e prestação de serviços à sociedade. Na sua compreensão, trata-se de ações complementares, mas diferentes, e a Casa trabalha envolvendo diretamente todos os seus servidores nesses processos. O objetivo, de acordo com ela, é oferecer uma resposta cada vez mais eficaz para a sociedade.
Esse modelo, ancorado também na transparência, trouxe valorização e reconhecimento para a Alece, tanto pela sociedade como pelo púbico interno. Ela entende que os servidores recém-chegados na Casa, assim como os mais experientes, enxergam claramente um planejamento estratégico até 2030, uma liderança forte e a oportunidade de educação continuada.
Qualificação permanente dos servidores
Sílvia lembra que a Alece possui uma escola de governo que acabou de ser recredenciada pelo Conselho Estadual de Educação: a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que capacita e qualifica servidores o ano inteiro. "Essa qualificação permanente ajuda na implementação da gestão por competência. Colocar as pessoas certas nos lugares certos é essencial para ser eficaz", aponta.
Outro ponto de destaque na gestão deste atual ciclo é o equilíbrio entre os servidores veteranos e novatos da Alece. No entender de Sílvia, a união "entre quem já atua no ambiente há vários anos, que já possui vasto conhecimento da instituição, com aqueles que chegam trazendo ajuda inovadora acaba por dar a temperança necessária ao bom desenvolvimento do trabalho", acentua. "Isso é bom para a Casa e pros servidores", defende a controladora da Casa.
A controladora aponta que esses fatores refletem de maneira muito positiva na transformação da Alece, que tem atuado cada vez mais de forma harmônica com seus servidores. "A participação em eventos, treinamentos, cursos e demais ações demonstram o grau de interesse e confiança dos profissionais nos processos da gestão", afirma.
Para Sílvia, a mistura entre o ganho funcional, que gera o avanço na carreira e ganho financeiro, se junta à visível satisfação de contribuir e participar dos processos. "Tudo é feito com transparência e participação, fazendo com que cada servidor saiba seu valor na engrenagem, não importando a função que exerce", acentua.
"O modelo traz modernidade, eficiência e transparência. Todos ganham: sociedade, Poder Legislativo e seus servidores", assevera a controladora da Assembleia. Os resultados da atual governança da Alece serão avaliados no final de 2022, quando os projetos em desenvolvimento serão analisados. Este processo terá, também, a participação de todos os que fazem o Poder Legislativo.
Confira abaixo da matéria vídeo em que a controladora da Alece, Sílvia Correia, trata do assunto.
PV/SC
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
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