Departamento de Gestão de Pessoas

Servidores têm até 15 de agosto para realizar a prova de vida

Por Julyana Brasileiro, com  informações do Cearaprev
01/08/2023 16:39

Compartilhe esta notícia:

Servidores efetivos, aposentados e pensionistas das folhas 2, 4, 6, 7, 16 e 17 devem realizar a prova de vida Servidores efetivos, aposentados e pensionistas das folhas 2, 4, 6, 7, 16 e 17 devem realizar a prova de vida - Arte: Divulgação/Governo do Estado

Servidores públicos e beneficiários estaduais têm até o dia 15 de agosto para realizar a prova de vida pelo aplicativo Cearaprev On-line e evitar o bloqueio dos pagamentos. A Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) estabeleceu o prazo final para que os servidores públicos e beneficiários do Estado façam o cadastro e prova de vida de 2023 e evitem que seus benefícios sejam bloqueados.

O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará orienta que  todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas das folhas 2, 4, 6, 7, 16 e 17 devem realizar a prova de vida, por exigência da Lei Estadual nº 14.327, de 20 de abril de 2009.

Segundo a diretora do DGP, Maria Elenice Ferreira Lima, a não realização do procedimento traz sanções, dentro as quais a suspensão do recebimento dos vencimentos. Ela orienta que o servidor que, não consiga realizar sozinho o procedimento de prova de vida, por motivos de força maior, deverá entrar em contato com o Departamento pelos telefones (85)3277.3734 ou (85)3277.3735, informando sua situação. Desta forma, será agendada a ida de um servidor do DGP para auxiliar no processo.

Saiba mais

O procedimento deve ser feito online, por meio do aplicativo Cearaprev, da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). Quem ainda não possui o aplicativo deve clicar no link https://tinyurl.com/y5upv3ev e baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones (Play Store ou Apple Store).

Para aqueles que já haviam realizado a prova de vida em 2021, basta confirmar os dados que constam na base de dados da Cearaprev.  No que se refere aos novos ingressantes no Estado, o processo se manterá de forma completa, coletando dados como endereço, estado civil e outros, além de fotos para reconhecimento facial.

Conforme dados da Cearaprev, do total dos 145 mil beneficiários, mais de 125 mil concluíram o cadastro com sucesso no aplicativo Cearaprev On-line. Em contrapartida, cerca de 14 mil aposentados e pensionistas do Estado do Ceará podem ter seus benefícios bloqueados caso não sigam o procedimento.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também