Servidores são capacitados sobre Sistema de Monitoramento e Acompanhamento do PPA
Por ALECE18/08/2021 08:33
Compartilhe esta notícia:
O acompanhamento do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 pela Assembleia Legislativa do Ceará passou por uma nova etapa. Servidores da Casa participaram, nos dias 11 e 13 de agosto, de capacitação para realizar o monitoramento das entregas da Casa no Plano, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Acompanhamento (Sima). As oficinas foram realizadas em turma fechada para 29 servidores, no formato online, pela plataforma Google.
A capacitação foi ministrada pelos servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Anna Botelho e Wagner Fernandes, já que a Secretaria é responsável pelo Sistema Sima e pela metodologia de monitoramento do PPA.
A coordenadora de Planejamento e Gestão para Resultados da Seplag, Paíta Façanha, destacou a relevância da iniciativa do Poder Legislativo em capacitar seus servidores e prepará-los para realizar de forma compartilhada esse monitoramento. “Monitorar resultados está para além de contabilizar números: é uma autoanálise da gestão enquanto fornecedora de serviços de qualidade à sociedade”, definiu. Ela afirmou, ainda, que a atividade servirá de experiência para que a Seplag realize o mesmo com outros órgãos do Estado.
Como é feito o monitoramento de programas
A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) é o órgão responsável pelo monitoramento dos programas da Alece no PPA 2020-2023. Para tanto, a cada trimestre, recebe dos órgãos executores as informações quanto às entregas afetas aos dois programas finalísticos da Assembleia: Desenvolvimento do Processo Legislativo e Promoção da Interação Legislativo e Sociedade.
Os programas são avaliados a partir dos pontos: consultoria realizada, audiência pública realizada, parecer emitido, mandato parlamentar exercido, consumidor atendido, família beneficiada, pessoa atendida, publicidade institucional realizada, veículo de comunicação disponibilizado, aluno atendido, servidor qualificado, estudo e pesquisa publicados, bem como publicação editada.
Os órgãos executores das atuais entregas da Alece são: Consultoria Técnica Legislativa, Comissões Técnicas, Diretoria Administrativa e Financeira, Procon Assembleia, Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Coordenadoria de Comunicação Social, Instituto de estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Nova etapa
Segundo Heline Joyce, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Assembleia, a partir da capacitação, o monitoramento do PPA da Alece referente ao terceiro trimestre de 2021 (abril a junho) já será realizado diretamente no Sistema Sima, dando celeridade e qualidade ao processo.
Recentemente, por ocasião da revisão do Plano Plurianual, os órgãos da Casa fizeram a análise da necessidade de revisão de suas entregas e metas para o período 2022-2023. Nessa revisão, o PPA da Alece será atualizado de forma a abranger novas entregas provenientes dos projetos prioritários do Programa Alece 2030, definidos pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT).
A revisão contempla projetos apoiados, atendimentos realizados por meio da transparência passiva e entidade beneficiada por meio das ações do programa de responsabilidade social.
Do Núcleo de Comunicação Interna, com Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna