Servidores recebem capacitação sobre Sistema Estadual de Proteção à Pessoa
Por ALECE12/04/2022 14:33 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Servidores das Células do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Procon Assembleia e Casa do Cidadão, que operam o atendimento ao público, participam nesta terça (12/04) e quarta-feira (13/04), do segundo módulo da capacitação sobre o Sistema Estadual de Proteção à Pessoa (SEPP). O evento se desenvolve no Auditório do Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), e terá seguimento nesta quarta-feira (13/04), com o terceiro módulo.
A formação, que teve o módulo inicial em março, é realizada pelo Comitê de Responsabilidade Social da Casa, por meio da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, em parceria com a Coordenadoria da Cidadania da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
A atividade apresentou o Sistema Estadual de Proteção à Pessoa (SEPP), instituído em 2019, que abriga uma série de programas com foco na redução da violência e proteção às pessoas em situação de ameaça e vulnerabilidade, bem como busca articular órgãos e entidades comprometidos com essa área.
Sobre o conteúdo ministrado
Na exposição desta terça-feira, os servidores puderam conhecer o trabalho do SEPP na área de mediação, assim como o funcionamento da Célula de Atendimento ao Cidadão (CEACID). Já na quarta-feira (13/04), a formação terá como foco a atuação do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV) e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP).
A supervisora da Célula de Educação Social da SPS, Juscileide Conemberger, que promoveu a exposição, afirmou que a ação é resultante de parceria entre o Comitê de Responsabilidade Social e a Secretaria, por meio da Coordenadoria de Cidadania do órgão. "É uma troca de experiência sobre essa prática tão importante, haja vista que conflitos são comuns a todos", afirmou. Entre os pontos essenciais abortados, ela destacou a importância da escuta e do diálogo, "tendo em vista que o conflito está presente em todas as relações".
Tamires Guimarães, orientadora da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, que promove o evento, revelou que a capacitação foi elaborada em parceria com a SPS, para a apresentação de todos os programas de proteção à pessoa que existem dentro da Secretaria. "É uma forma de a gente repassar esse conhecimento para todos os orientadores e coordenadores da Casa, para que saibam como agir ao atender alguma pessoa vítima de violência ou ameaça e dar o encaminhamento adequado ao caso", orientou.
Objetivos
A iniciativa tem também a atuação do Comitê de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), onde são incluídas entre suas metas ações pela paz, justiça e instituições eficazes.
O Sistema Estadual de Proteção à Pessoa (SEPP) foi instituído em 2019 e abriga diversos programas com foco na redução da violência e proteção às pessoas em situação de ameaça e vulnerabilidade.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS