Departamento de Saúde e Assistencia Social

Servidores participam de workshop sobre protocolos de avaliações cognitivas e funcionais

Por ALECE
17/09/2021 17:56 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Workshop deve ser realizado mensalmente Workshop deve ser realizado mensalmente - Foto: Bia Medeiros

A Célula de Terapia Ocupacional, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta sexta-feira (17/09), o primeiro Workshop com o objetivo de alinhar saberes, habilidades e competências de protocolos de avaliações cognitivas e funcionais.

A coordenadora da Célula de Terapia Ocupacional, Lucila Bomfim, destacou que a iniciativa também foi oportunidade para exposição geral sobre os protocolos de avaliação cognitiva e funcional, discussão, debates e treinamento em dupla, bem como para a realização de exercícios práticos.

Conforme justificou, os pesquisadores estão inserindo novos protocolos de avaliação de atendimento tanto para criança, adulto e idoso, sendo o workshop fundamental para capacitar os profissionais a adquirir conhecimento sobre as avaliações, a fim de prestar um serviço de qualidade para a população.

''Trouxemos protocolos validados e que fossem eficientes e sensíveis para que a gente consiga extrair dos nossos pacientes o que realmente eles necessitam. A triagem cognitiva, por exemplo, nos permite verificar como anda a atenção, orientação e memória, bem como as funções executivas que são justamente a capacidade de pensar, organizar o pensamento e executar uma atividade do paciente'', destacou Lucila Bomfim.

Integração para busca de melhoria no atendimento

Para o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, o workshop possibilita a integração da equipe e a capacitação, contribuindo para a melhoria do atendimento à população que procura os serviços do Departamento. ''Todo mês a célula vai realizar um workshop, para reciclar e ofertar maior capacidade aos profissionais para o desempenho de suas atividades. Quem procurar o departamento vai encontrar um profissional habilitado e um serviço de excelência", afirmou.

Segundo informou Luís Edson, atualmente, o atendimento no Departamento está sendo feito 40% de forma presencial e 60% de forma online, devido à portaria nº 071/2021 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que disciplina o funcionamento do Poder até o dia 19 de setembro, "sendo o público interno prioridade, mas estamos nos preparando para atender em breve a população do entorno'', ressalta o diretor do DSAS.

Atendimento

O público-alvo da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS são os servidores, dependentes e deputados estaduais, mas a expectativa é ampliar o atendimento para a população do entorno da Alece  quando a pandemia  da Covid-19 for superada.

A Célula presta atendimento individual e grupal em casos de reabilitação, estimulação e treino cognitivo. ''Quando atendemos adultos e idosos, já ofertamos o atendimento grupal para troca de experiências, para que ele se sinta melhor acolhido. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, em três turnos; manhã, intermediário e tarde, de 7 horas às 17 horas'', afirma a coordenadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS.

O paciente passa por triagem da Terapia Ocupacional para que os profissionais possam entender como será o melhor plano de atendimento para ele. A equipe é formada por nove terapeutas ocupacionais que mensalmente participarão de workshops e/ou treinamentos e grupos de estudo para capacitação.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também