Servidores participam de treinamento em gestão por processos
Por ALECE30/08/2022 14:24
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (29/08) treinamento de procedimentos operacionais, com os servidores das células de Assistência Social e Nutrição, ambas do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Ao todo, participaram desta fase cerca de 30 servidores e, até o final do processo, que deve ficar concluído 8 de outubro, todos o pessoal do DSAS será treinado, conforme destaca a coordenadora do Codins, Heline Joyce.
"Este treinamento faz parte do projeto de gestão por processos que estão sendo implantados na Casa, iniciado em abril deste ano, com o DSAS. Mapeamos todos os fluxos de funcionamento e escrevemos 28 procedimentos operacionais que as Células do Departamento utilizam para realizar as suas atividades", aponta.
De acordo com ela, todos os servidores do Departamento serão treinados com os procedimentos identificados e descritos. "Realizamos um conjunto de reuniões com orientadores e servidores, quando fomos informados sobre as atividades realizadas e a partir daí construímos uma estrutura", pontua. Segundo a coordenadora, o objetivo maior deste trabalho e identificar possíveis rupturas durante o processo das atividades desenvolvidas, melhorando os procedimentos.
Atendimento ao público é prioridade
Para que os objetivos fossem alcançados, foram também realizados links com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), que tem um sistema utilizado por todos os servidores que fazem atendimento ao público. "Os fluxos devem estar casados com o que é descrito pelo sistema para que todos, tanto de forma física como virtual, trabalhem coordenadamente, sempre visando à melhoria dos processos", pontua Heline Joyce.
Ela anuncia que outra vantagem da gestão por processos é padronizar o atendimento, fazendo com que todos os servidores trabalhem da mesma forma. "Haverá treinamento para tal e todos devem seguir o formato de atendimento. Desde a recepcionista, pessoal de apoio, orientadores de células, atendentes, médicos, e demais profissionais de saúde", assevera.
Após a conclusão dos treinamentos, em outubro, haverá padronização de todos os procedimentos e rotinas. Durante a implantação, na avaliação de Heline Joyce, é possível que sejam identificadas novas melhorias. Com estas informações, os procedimentos serão revistos para que o serviço alcance a excelência.
A articuladora do DSAS, Teresa Holanda Machado, acentua que os procedimentos operacionais determinam como e por que são realizados os procedimentos de cada atividade. "Isso minimiza as chances de falha e garante o padrão de qualidade. Para tanto, a gente está contando com o apoio dos profissionais e todo o pessoal de apoio que está à frente disso. São essas pessoas que recebem os pacientes e iniciam o atendimento em cada Célula, influenciando diretamente os nossos resultados", afirma.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS