Servidores participam de oficina do Alece 2030
Por ALECE18/06/2021 13:46
Compartilhe esta notícia:
Uma nova etapa do Programa Alece 2030 foi concluída nesta semana. Um grupo de 81 servidores da Assembleia Legislativa do Ceará participou, nesta quarta-feira (16/06), da primeira oficina de engajamento do Programa Alece 2030, que propõe a construção do Modelo de Gestão Estratégica do Poder Legislativo para o período 2021-2030.
Na ocasião, foram apresentados a metodologia e os conceitos que serão utilizados na “co-construção” desse planejamento estratégico, que será interativo, participativo e contará com um grupo validador.
O desenvolvimento do modelo está sendo realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). Na primeira oficina, de alinhamento conceitual e metodológico, o professor Caio Marini, da Fundação Dom Cabral, destacou positivamente o Estado do Ceará no contexto de planejamento, citando programas como o Ceará 2050 (desenvolvido pelo Governo do Estado) e TJCE 2030 (do Tribunal de Justiça do Estado).
Caio Marini explicou sobre a necessidade e a importância da gestão estratégica e do planejamento, visto que existe um gap entre as demandas, cada vez maiores, e as capacidades de atendimento dessas demandas e visto que ambos significam construir o futuro. O professor ressaltou ainda a importância da abordagem sistêmica e da capacidade de interagir com o contexto.
Modelo de gestão
O professor apresentou o triângulo estratégico aos servidores presentes. O instrumento trata de um modelo de gestão que tem uma coordenação lateral, ou seja, uma gestão com a capacidade de se articular com outros atores e que é gerador de resultados que agreguem valor público para a sociedade. Dessa forma, ficou evidente a importância da aproximação com a sociedade, com perspectivas de mais envolvimento e participações sociais. Ele lembrou que é importante inovar nas formas de interação com a sociedade em tempos de mudanças.
Durante a oficina foi apresentado como será realizado o planejamento, as etapas e o cronograma do Alece 2030. Os servidores fizeram uma breve dinâmica em grupo, durante esse primeiro momento, e devem responder ao questionário de diagnóstico institucional – instrumento que avalia se a unidade/organização possui os meios e a estruturação necessária para implementar a agenda estratégica definida. "É fundamental entender onde estamos, para onde vamos e como faremos isso", defendeu Caio Marini.
Participaram da primeira oficina de engajamento, conduzida pela Fundação Dom Cabral, servidores, dos seguintes órgãos: Centro Inclusivo para Atendimento e Des. Infantil (Ciadi), Núcleo de Responsabilidade Social, Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Consultoria Técnica Legislativa, Comissões Técnicas Permanentes, Controladoria, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Coordenadoria de Eventos e Cerimonial, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar e Departamento de Administração.
A oficina também contou com servidores do Departamento de Documentação e Informação, Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Departamento de Gestão de Pessoas, Departamento de Saúde e Assistência Social, Departamento Legislativo, Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria Geral, Diretoria Legislativa, Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, Gabinete da Presidência, Inesp, Memorial Deputado Pontes Neto, Ouvidoria Parlamentar, Procuradoria Especial da Mulher, Procuradoria Geral, Secretaria Executiva da Mesa Diretora e Unipace. Ao todo, 31 órgãos foram contemplados.
A próxima oficina ocorre nesta terça-feira (22/06), com a participação dos mesmos servidores que foram indicados pelos gestores dos órgãos.
Participe do Alece 2030
Por meio do hotsite disponível no site oficial da Assembleia http://alece2030.al.ce.gov.br/index.php, servidores do Poder Legislativo e a sociedade podem apresentar a sua contribuição para o Poder Legislativo cearense, ao responder um questionário que será aplicado para coleta de sugestões.
JB, com Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna