Departamento de Gestão de Pessoas

Servidores participam de entrevista sobre gestão de pessoas da Alece

Por ALECE
20/04/2022 11:50

Compartilhe esta notícia:

Entrevista foi aplicada junto a 30 servidores Entrevista foi aplicada junto a 30 servidores - Foto: Divulgação/Codins

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará organizou, nesta segunda-feira (18/04), de forma remota, a segunda entrevista para fornecer insumos de diagnóstico referente à gestão de pessoas na Casa. A primeira entrevista foi realizada dia 8 de abril, com gestores membros do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), a diretora de Gestão de Pessoas, Elenice Ferreira Lima, e o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Sales. Essa segunda entrevista foi realizada com servidores representantes de todos os órgãos do Poder Legislativo.

As entrevistas fazem parte da construção do Programa de Capacitação em Gestão por Competências, que compõe uma das entregas do Projeto Estratégico "Implantação da Gestão por Competências", constante no Planejamento Alece 2030.

O professor Marcos Lima, pós-doutor em Gestão e doutor em Educação e Avaliação, líder de desenvolvimento e consultor sênior do Instituto de Avaliação, Gestão e Educação (Iagee), realizou as entrevistas com o objetivo de conhecer as expectativas e opiniões de gestores e servidores quanto à gestão de pessoas na Alece e assim elaborar diagnóstico institucional nessa área, bem como forneceu conteúdo customizado da Capacitação em Gestão por Competências.

Metodologia de trabalho

A capacitação visa a desenvolver e implantar a cultura de competências na organização; mapear as competências organizacionais e competências profissionais; e referenciar as bases para desempenho, ascensão funcional, remuneração, capacitação e outras políticas de gestão de pessoas.

Durante a entrevista com servidores, o professor Marcos Lima lhes perguntou: "Quais os principais desafios da gestão de pessoas na Assembleia Legislativa?" Dentre as várias falas, foram apontados a identificação de perfil técnico e adequação à atividade realizada pelo servidor, estabelecimento de critérios de meritocracia, necessidade de implantar cultura de retenção de talentos e realização de concurso público de forma mais regular, devido à quantidade de servidores em vias de se aposentar.

Dentre as facilidades apontadas pelos servidores para implantação da gestão por competências, cabe destacar o patrocínio da Gestão Superior e a existência de uma Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho (Copad).

Antes de finalizar, o professor Marcos Lima perguntou aos participantes que conteúdo gostariam que fosse dada uma maior abordagem. Em resposta, o servidor Valdo Costa apontou a necessidade de dar "ênfase na identificação e mapeamento de competências institucionais como forma de promover o desenvolvimento da organização como um todo".

Ao todo participaram 30 servidores da Alece, com boa representatividade dos órgãos. Os pontos levantados foram o forte comprometimento de todos e o alinhamento das respostas dadas pelos servidores em relação às respostas dos gestores, demonstrando que tanto na instância estratégica quanto nas instâncias tática e operacional a expectativa é de implantação de uma cultura inovadora na gestão de pessoas do Poder Legislativo.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com informações da Codins

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

Veja também