UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Servidores participam de curso sobre Gestão de Documentos

Por ALECE
22/09/2021 17:50

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Curso é promovido por meio da plataforma Zoom Curso é promovido por meio da plataforma Zoom - Foto: Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace

A Célula de Qualificação dos Servidores, da Escola Superior  do Parlamento Cearense (Unipace), prossegue até sexta-feira (24/09), com o curso ''Gestão de Documentos: Legislação e Política Arquivista", para o servidores da Assembleia Legislativa do Ceará.

O objetivo principal é promover a capacitação para apoiar a gestão de documentos  físicos e eletrônicos no Poder Legislativo estadual, trazendo os conceitos fundamentais, metodologias aplicadas e modelos de referência na área pública e melhores práticas.

O diretor legislativo da Assembleia, Fabrício Machado, que apresentou a demanda, ressalta que o curso emergiu da necessidade de estruturação do Departamento de Documentação e Informação (DDI), iniciado em 2021, e compõe o Plano de Treinamento e Qualificação Contínua do quadro funcional da Diretoria Legislativa.

Conforme aponta o diretor, para além da questão da capacitação, a realização do curso atende às demandas advindas com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) e da Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011), dentre outros.

''Ao longo do curso, os servidores vão ampliar o conhecimento acerca  dos conceitos básicos de documentos físicos eletrônicos, legislação brasileira sobre documentos, Tecnologia da Informação, Transformação Digital e Novos Cenários. Outros cursos serão ofertados a fim de  permanecer  com a capacitação constante da Diretoria Legislativa'',  ressalta o gestor.

Saiba mais

O curso ''Gestão de Documentos: Legislação e Política Arquivista" está sendo ministrado por Andreia Remião de Almeida, especialista em Gerenciamento de Projetos, que acumula vasta experiência na temática como consultora de Gestão Documental, gerente de projetos e consultora de Gestão da Informação.

Com carga horária de dez horas, as aulas são realizadas por meio da plataforma Zoom, das 14 horas às 16 horas. Além dos  servidores da Diretoria Legislativa, o curso  conta com a participação de servidores do  Departamento de Documentação e Informação, Consultoria Técnica Legislativa, Controladoria e  Ouvidoria  Parlamentar.

O diretor legislativo da  Assembleia, Fabrício Machado  adianta que o setor prevê a realização de novos cursos, com temáticas  variadas. "A programação prevê cursos sobre legislação e política de digitalização e virtualização de documentos, repositórios digitais confiáveis para documentos arquivísticos, conservação e restauro de documentos, Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil'', reforça.

A Diretoria Legislativa tem como atribuição gerir ações estratégicas de suporte legislativo à Mesa Diretora da Alece, ao Plenário e às Comissões Técnicas, de modo a contribuir com a Assembleia Legislativa no desempenho de sua missão institucional. Para exercer sua função a Diretoria Legislativa conta com a seguinte estrutura: Departamento Legislativo, Célula de Comissões Técnicas Permanentes, Consultoria Legislativa e Departamento de Documentação e Informação.

JB

 

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