Servidores finalizam curso “Comportamento mais seguro” da Cruz Vermelha
Por ALECE20/05/2022 12:40 | Atualizado há 1 ano
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O curso “Comportamento mais seguro”, resultado de parceria do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará com a Cruz Vermelha Internacional, contou com a participação de 160 servidores que concluíram a formação. Todos receberam certificação da Cruz Vermelha Internacional e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
A capacitação teve como foco a adoção de comportamentos mais seguros e preventivos pelos servidores, assim como orientar sobre condutas que podem limitar as consequências da violência, caso um incidente de segurança venha a acontecer.
O orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê, responsável pela efetivação do curso na Casa Legislativa, Joaquim Garcia, afirmou que o resultado da conclusão do curso foi animador, uma vez que dos 209 inscritos, 160 finalizaram o processo. Segundo ele, uma nova turma para o segundo semestre deste ano está sendo planejada com a Cruz Vermelha.
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Joaquim Garcia explica que a capacitação ofereceu aos servidores um guia sobre determinadas condutas que podem tornar o exercício das atividades cotidianas mais seguro e dentro do menor nível de risco possível. “Isso reduz os níveis de estresse e repercute diretamente na saúde mental dos profissionais e na qualidade da oferta dos serviços”, ressalta.
Para o orientador, a metodologia de comportamento mais seguro proporciona ainda a melhoria das condições de trabalho, uma vez que os servidores se sentem menos expostos e mais valorizados a partir da implementação “de protocolos que buscam seu bem-estar e segurança”.
Egerton Teles, orientador da Célula de Acupuntura do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), elogiou a iniciativa, comentando que o curso abordou assuntos importantíssimos para os servidores, como a segurança no ambiente de trabalho e as relações terapêuticas para se tornar o espaço mais seguro.
Segundo ele, a capacitação foi “uma enorme colaboração e demonstra cuidado no atender e, principalmente, em preparar e capacitar os profissionais de saúde para esse tipo de recepção, que é muito importante”.
Da Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social
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