Departamento de Saúde e Assistencia Social

Servidores fazem aferição de pressão sanguínea no novo estacionamento da Alece

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS
21/03/2023 10:50 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Serviço é disponibilizado pelas enfermeiras Ana Paula Araújo e Tereza Raquel Cordeiro Serviço é disponibilizado pelas enfermeiras Ana Paula Araújo e Tereza Raquel Cordeiro - Assessoria de Imprensa do DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Enfermagem, iniciou, nesta terça-feira (21/03), aferição de pressão arterial no estacionamento da Alece, situado no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

O serviço está sendo disponibilizado pelas enfermeiras Ana Paula Araújo e Tereza Raquel Cordeiro. Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem, explica o contexto da atividade. "Por conta da inauguração do novo estacionamento aqui, no Anexo III da Alece, oferecemos uma equipe de duas enfermeiras na subida da rampa do estacionamento, contemplando os servidores com uma acolhida de boas-vindas e aferição de pressão arterial. O serviço ficará disponível até a sexta-feira (24/03) desta semana", pontua.

A expressão “pressão arterial” (PA), também referida como “pressão sanguínea”, refere-se à pressão exercida pelo sangue circulante contra as paredes das artérias. Essa pressão é causada em parte pelo coração, que é o órgão muscular contrátil que impulsiona o sangue para as artérias. Ao se contrair (sístole), ele injeta cerca de 70 ml de sangue no sistema arterial, a cada “batida”, fazendo aumentar aquela pressão.

A hipertensão geralmente não apresenta sintomas e a única maneira de saber se uma pessoa a tem é medindo a pressão regularmente. Antes de fazer um diagnóstico, deve-se fazer duas ou mais leituras distanciadas, porque os valores da PA variam muito por questões circunstanciais e/ou de momento.

Quando o sangue circula com a pressão elevada, ele vai machucando as paredes dos vasos sanguíneos, que se tornam endurecidos e mais estreitos. Com o passar do tempo, se o problema não for controlado, os vasos podem entupir e até se romper, o que pode causar infarto, insuficiência cardíaca e angina (dores no peito).

Saiba mais

O novo estacionamento da Assembleia tem capacidade para comportar 362 veículos, facilitando a locomoção dos servidores e visitantes.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também