Controladoria

Servidores e Fundação Dom Cabral concluem nova etapa do Alece 2030

Por ALECE
23/06/2021 15:16

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Oficinas de engajamento foram promovidas nos dias 16 e 22 de junho Oficinas de engajamento foram promovidas nos dias 16 e 22 de junho - Foto: Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional/ Alece

Dando continuidade às atividades do Programa Alece 2030, servidores da Assembleia Legislativa do Ceará participaram da segunda “Oficina de Engajamento – Devolutiva do Diagnóstico e coleta de insumos para” o Planejamento Estratégico, nesta terça-feira (22/06). A Oficina, conduzida pelo professor Caio Marini, da Fundação Dom Cabral, contou com a participação do grupo de 81 servidores do Poder Legislativo.

Na reunião, que ocorreu via plataforma Zoom, o professor apresentou os resultados do questionário de diagnóstico institucional aplicado aos servidores. O questionário abordou seis dimensões: estratégia, processos, estrutura, sistemas, orçamento e gestão de pessoas. Com os resultados, ele destacou o conhecimento, alinhamento e competência das áreas para os resultados da Alece e ressaltou a importância de se trabalhar a integração dos programas de capacitação.

Caio Marini também descreveu a agenda metodológica e explicou como será a continuação desse trabalho de planejamento no modelo experimental, que utiliza dois grupos, um maior e um menor.

A Oficina anterior foi realizada no dia 16 de junho, promovendo o engajamento dos servidores com o Alece 2030, que propõe a construção do Modelo de Gestão Estratégica do Poder Legislativo para o período 2021-2030. Na ocasião, foram apresentados a metodologia e os conceitos utilizados na “co-construção” desse planejamento estratégico, que é interativo, participativo e conta com um grupo validador.

Próximas etapas

Encerradas as oficinas, as próximas etapas ocorrerão com um grupo menor, de 25 servidores, divididos de acordo com os seis macroprocessos da Casa: Assessoramento Superior; Processo Legislativo; Funções Parlamentares; Promoção à Cidadania; Pesquisa, Educação e Memória; e Processo de Administração e Finanças.

Com esse grupo menor serão realizados seis workshops para análise de ambiente interno e externo, com a construção da matriz Swot (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), construção da identidade organizacional e Mapa Estratégico (perspectivas e objetivos da entidade). A construção é feita por todo o grupo, cabendo a cada servidor conversar com seus colegas sobre o que está sendo discutido, podendo absorver o feedback e levar insumos para os próximos encontros.

Além dos Workshops, ainda ocorrerá uma terceira Oficina de Engajamento, com o grupo maior de servidores, voltada para a Identidade Organizacional e Objetivos Estratégicos do Mapa.

Setores envolvidos

Participaram  da Oficina servidores, dos seguintes órgãos: Centro Inclusivo para Atendimento e Des. Infantil (Ciadi), Núcleo de Responsabilidade Social, Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Consultoria Técnica Legislativa, Comissões Técnicas Permanentes, Controladoria, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Coordenadoria de Eventos e Cerimonial, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar e Departamento de Administração.

A atividade também contou com servidores do Departamento de Documentação e Informação, Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Departamento de Gestão de Pessoas, Departamento de Saúde e Assistência Social, Departamento Legislativo, Diretoria Administrativa e Financeira, Diretoria Geral, Diretoria Legislativa, Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, Gabinete da Presidência, Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Memorial Deputado Pontes Neto, Ouvidoria Parlamentar, Procuradoria Especial da Mulher (PEM), Procuradoria Geral, Secretaria Executiva da Mesa Diretora e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Ao todo, 31 órgãos foram contemplados.

Serviço: O Programa Alece 2030 pode ser acompanhado por meio do hotsite https://alece2030.al.ce.gov.br/index.php.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

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