Servidores do DSAS concluem treinamento para padronização no atendimento
Por ALECE23/09/2022 17:22
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa prossegue com o processo de regulamentação e padronização de suas atividades e procedimentos operacionais afim de melhorar o nível de satisfação dos seus usuários.
Nesta sexta-feira (23/09), servidores da célula de Odontologia concluíram o treinamento de procedimentos operacionais e fluxo dos processos para uniformizar os padrões de atendimento.
A capacitação ministrada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), faz parte do projeto de gestão por processos que estão sendo implantados na Casa, iniciado em abril deste ano, com o DSAS.
O diretor do Departamento, Luís Edson Correa Sales destacou a satisfação com o resultado de todo esse trabalho que segundo ele, é de uma qualidade acima do padrão e constitui um exemplo para outros setores da Assembleia.''Trata-se de um momento histórico a concretização de um projeto inédito dessa magnitude, cujo princípio se deu em 2017, quando encaminhamos os processos operacionais dos serviços do DSAS ao Comitê de Qualidade, vinculado à Diretoria Adjunta Operacional. Passamos pelas etapas de mapeamento dos processos operacionais e desenho de fluxos, que compõem a fase de normatização, e agora estamos providenciando os treinamentos e as implantações''.
Hermaria de Mendonça Câmara, técnica legislativa atuante no suporte de gestão da diretoria do DSAS , ressaltou que o projeto foi um parceria da Codins com os profissionais das células do DSAS. Conforme frisou, ''a padronização possibilita um controle de potenciais falhas e irregularidades nos processos de atendimento, oferecendo segurança e tranquilidade aos profissionais e usuários dos serviços de saúde.”
Maria Teresa Holanda Machado, articuladora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, recordou que em setembro de 2017, havia uma preocupação no tocante ao crescimento do DSAS e em relação a casos graves de usuários que vinham surgindo no departamento. ''Precisávamos, portanto, nos resguardar legalmente. Detalhamos a situação para o Comitê da Qualidade, que requisitou de nossa parte o modo de operação de cada célula para fins de normatização; esse foi o pontapé inicial do projeto. Por circunstâncias adversas a ideia ficou adormecida até que, em 2021, durante um Curso de Projetos, o projeto foi abordado e recebeu a alavancagem de diversos colaboradores”.
Saiba mais
O DSAS segue dando continuidade à implantação do processo de normatização até o início de outubro com treinamento junto às demais células do DSAS. Após a implantação dos procedimentos operacionais em cada célula, haverá a avaliação para efetuar possíveis ajustes em caso de necessidade.
JB, com Assessoria do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS