Servidores devem estar atentos ao recadastramento e prova de vida
Por Julyana Brasileiro24/04/2023 15:47
Compartilhe esta notícia:
Mais de 86 mil servidores públicos do Estado do Ceará ainda não realizaram o processo de recadastramento e prova de vida de 2023. O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) orienta os servidores que integram as folhas 2, 4, 6, 7, 16 e 17 da Assembleia Legislativa do Ceará, assim como os servidores estaduais cedidos à Casa que fazem parte desta estatística, a realizarem o procedimento o mais breve possível.
Conforme alerta a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, os servidores que não fizerem a comprovação de vida até o dia 30 de junho de 2023 podem ter seus vencimentos suspensos até ter a situação regularizada.
O Departamento de Gestão de Pessoas disponibiliza de profissionais para auxiliar o servidor a realizar a prova de vida. Os interessados devem entrar em contato com pelos telefones (85) 3277-3734 ou (85) 3277-3735, para agendar a ida de um servidor do DGP para auxiliar no processo.
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce) também realiza atendimento para auxiliar os servidores no processo de recadastramento e prova de vida 2023. O atendimento prioriza os idosos e demais servidores da Casa. Os interessados devem comparecer na sede da Associação (Rua João Emídio da Silveira, 198 - Dionísio Torres), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas. Mais informações pelo telefone (85) 3272-8832.
Recadastramento
O procedimento é feito online, por meio do aplicativo Cearaprev, da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones (Play Store e Apple Store). Para aqueles que já haviam realizado a prova de vida em 2021, basta confirmar os dados que constam na base de dados da Cearaprev. ''Para os aprovados no último concurso da Alece, o processo será feito de forma completa, coletando dados. Mesmo assim, é tudo muito rápido e de fácil compreensão'', assegura a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima.
Como fazer a prova de vida
Acesse o app Cearaprev on-line e clique no botão Cadastro e Prova de Vida e, em seguida, na opção Recadastramento Simplificado. Após responder se houve alteração de dados pessoais, o servidor deve clicar em Submeter informações. Feito o procedimento, o servidor, ao acessar a tela de cadastro e prova de vida novamente verá a mensagem de confirmação.
Se ainda restar dúvida, o servidor pode entrar em contato com o DGP pelos telefones (85) 3277-3734 ou (85) 3277-3735, agendando a ida de um servidor do Departamento para auxiliar no processo.
O cadastro e prova de vida são regulados pela Lei Estadual nº 14.327, de 20 de abril de 2009, sendo obrigatório para todos os servidores ativos, aposentados, pensionistas, da reserva e reforma do Estado.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Alece suspende expediente para preparação de zonas eleitorais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de portaria assinada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Danniel Oliveir...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceWorkshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar
O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (A...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro