Servidores debatem prevenção do suicídio durante encontro de biblioterapia
Por ALECE14/06/2018 17:26
Compartilhe esta notícia:
O projeto “Estante Assalce – Ler cuidando do ser com Biblioterapia” promoveu, nesta quarta-feira (13/06), o 5º encontro do curso "Em Rodas de Biblioterapia", no auditório da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce). A reflexão foi realizada em torno do livro “Viver é a melhor opção”. “A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo, nas palavras do jornalista André Figueiredo, é o destaque do nosso encontro", esclareceu a idealizadora do projeto, Jacqueline Assunção.
O presidente da Assalce, Luís Edson Sales, que é diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, fez a abertura do encontro.
Segundo avaliou Luís Edson, o debate foi oportuno. “O ato de desejar tirar a própria vida é um sintoma grave de adoecimento mental. Sabemos que quando identificados os sinais, ainda no início da doença, isso pode ser evitado. O auxílio de profissionais da área de saúde, como psicólogos e psiquiatras, muda o olhar dessas pessoas. É fundamental termos consciência disso e ajudarmos a prevenir o problema”, destaca o presidente da Assalce.
A poética foi realizada pela vice-presidente do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), Fernanda Rivan, com a participação da psicóloga do DSAS, Lourena Maria Rios de Figueiredo.
A Biblioterapia envolve voluntários que apresentam livros que tenham lido ou escrito para os demais participantes. A cada reunião, o livro partilhado pelo grupo passa a integrar o acervo da estante da Associação.