Servidores da COPI recebem orientações quanto à alimentação
Por ALECE13/09/2019 14:38 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Computação e alimentação são dois itens que podem trazer prejuízos à saúde caso estejam desequilibrados. Por conta disso, e sempre em alerta, Charlie Lopes, coordenador de Planejamento e Informática (COPI) da Assembleia Legislativa do Ceará, resolveu, durante as avaliações mensais do planejamento estratégico do setor, sempre levar um profissional da área da saúde para trazer dicas aos servidores do setor.
Recentemente, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) passou a fazer parte dos encontros, que acontecem na sede da COPI, levando dicas de uma alimentação saudável e equilibrada para os servidores daquele setor. Luís Edson Corrêa, diretor do DSAS, afirma que o Departamento de Saúde, através de sua equipe de multiprofissionais, está aberto a sempre dar orientação de forma ética e prática aos servidores para que estes possam trabalhar mais a saúde de forma preventiva e equilibrada. "Estamos fazendo campanhas junto a presidência da Casa e dando dicas de saúde para estar ainda mais perto dos servidores", afirma.
Luís Edson acrescenta ainda a disposição dos profissionais da área de saúde do Departamento em contribuir para a saúde do servidor da Casa no que diz respeito à orientação e atendimento. “Parabenizo a iniciativa da Coordenadoria, na pessoa de seu diretor Charlie Lopes, e a todos que estiveram presentes nesse encontro e também a nossa equipe que todos os dias atende nossos servidores e servidoras prontamente", destaca.
Importância da nutrição
O diretor do DSAS também enfatizou o trabalho desenvolvido pelo setor de nutrição do Departamento, que tem sete profissionais, em nome da nutricionista Liana Maria Mendonça Ribeiro, que levou dicas de uma boa alimentação como lanches rápidos e saudáveis para os servidores da COPI. “Quem trabalha com informática não tem muito tempo para cuidar da alimentação e acaba comendo coisas que podem e devem ser evitadas” lembra Liana. A nutricionista apresentou as regras básicas da alimentação saudável e lanches práticos para os servidores que trabalham na área de informática.
“Uma alimentação equilibrada melhora o desempenho. Os servidores devem procurar produtos naturais. É muito importante a questão da higienização do alimentos, procurar se alimentar em companhias agradáveis, não se distrair com celular ou televisão para ficar atento ao que está comendo, tirar o sal e açúcar, preferir gorduras boas, retirar óleo e temperos industrializados” esclarece a nutricionista.
Liana defende a utilização de lanches saudáveis a exemplo de castanhas, amêndoas, iogurte natural, chia granola, aveia e sucos funcionais. De acordo com Liana, no que se refere ao gasto energético, a relação compreende dois fatores: a ingestão calórica que precisamos para viver e as calorias que consumimos através da alimentação.
Para Idamara Millahomen Brasil, do atendimento da COPI, esses encontros estão tendo retorno muito positivo. "É de grande importância para o setor esta ação porque demostra a preocupação do nosso coordenador pela saúde da equipe. Ao mesmo tempo que nos deixa informados sobre dicas saudáveis para usarmos não só no ambiente de trabalho, mas também em nossas casas”, pontua.
Atenção ao planejamento estratégico
O coordenador da COPI, Charlie Lopes, lembra que essas reuniões permitem a apresentação dos resultados obtidos mensalmente dentro do que foi estipulado no Programa do Planejamento Estratégico, dando diretrizes aos servidores, e que será possível trazer palestras da área da saúde de interesse da equipe. "Queremos despertar e dar a motivação para que nossa equipe fique atenta. Uma das diretrizes do planejamento estratégico é valorizar a atuação profissional do servidor e entendemos que um funcionário que esteja com a saúde em dia é um motivo para ele desempenhar melhor seu trabalho", ressalta.
A programação vai continuar em breve, segundo Charlie. "Reunimos a maioria dos profissionais do setor em um horário que atende a todos e aproveitamos para trazer palestras e despertar o interesse para que eles procurem um profissional da área de saúde, do DSAS, sempre que precisem. Isso já é muito positivo", enfatiza.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece promove atividades alusivas aos psicopedagogos e ao Dia Nacional de Atenção à Dislexia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realiz...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSASHGF é referência em urologia e combate ao câncer de próstata no Novembro Azul
Durante todo este mês, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), intensifica a campanha Novembro Azul,...
Autor: Julyana Brasileiro, com Secretaria de Saúde do EstadoDSAS promoverá palestra sobre aproveitamento integral dos alimentos
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoverá, no dia 14 de novembro, por meio da...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS