ASSALCE

Servidores da Assembleia são empossados na Associação Cultive, Art - Littérature e Solidarité

Por ALECE
13/10/2020 11:39

Compartilhe esta notícia:

Solenidade de posse dos servidores foi realizada na sede da Biblioteca da Unipace Solenidade de posse dos servidores foi realizada na sede da Biblioteca da Unipace

Foram empossados nesta sexta-feira (09/10) na Associação Cultive, Art -Littérature e Solidarité, com sede em Genebra Suiça, as servidoras da Assembleia Legislativa Jacqueline Assunção, coordenadora do Programa Em Rodas de Biblioterapia da Assalce, Tereza Porto, revisora da Consultoria Técnica Legislativa e ex-coordenadora do Departamento de Línguas da Unipace, e Rosanni Guerra Jornalista, produtora e apresentadora da TV Assembleia. A solenidade foi realizada na sede da Biblioteca César Cals, no Anexo II do Legislativo Estadual.

 A associação foi criada para divulgar a cultura lusófona na Europa. Nos seus eventos a Cultive organiza exposições de arte, vernissages, encontros literários e tardes de autógrafos, todos os seus trabalhos culturais são aliados à projetos filantrópicos.  Há cinco anos mantém contato com entidades brasileiras, ampliando as suas ações em território nacional. A presidente e fundadora da entidade, Valquiria Imperiano informa que no Ceará, nesta sexta-feira, são mais sete membros, que ingressam como "cultivadores",  por finidade cultural e por serem "pessoas valorosas envolvidas com as propostas da Cultive.

​Conforme esclarece Valquíria Imperiano, que participou de Genebra, da solenidade, através de meio virtual,  a  Cultive  trabalha apoiando e levando o nome dos escritores e artistas lusofônicos pela Europa, tendo como proposta unir artistas plásticos e escritores seja de renome, seja novos escritores em debates acadêmicos, saraus, encontros, vernissages, amostras, assim como, exposições, para que, reforçando o entrosamento entre artistas e literatos lusófonos, possamos, com a união, tornarmo-nos uma força representativa dos nossos países no exterior.

Além da divulgação a Cultive fornece, também, orientação sobre as atividades literárias e suporte aos associados culturais para resolver dúvidas relativas à edição de livros, endereços, informações literárias e coloca, também, à disposição dos associados a Revista Cultive que publica e informa o público sobre a agenda dos escritores e sobre seus próprios eventos e campanhas culturais e filantrópicas. 

"Outro ponto de interesse é a filantropia. Campanhas são criadas para oferecerem aos desfavorecidos alegria e esperança, investindo principalmente na criança, levando o prazer, o saber e a cultura com três elementos distintos: brinquedos, workshops e livros sem descartar, distribuição de ferramentas de trabalhos aos pescadores a fim de proporcionar meios à população de gerar seu próprio sustento".

Pessoas ligadas a cultive são também profissionais liberais, ligadas a ações sociais. "Não tem questão de distinção social, mas que tenha uma motivação ligada a ação cultural ou social, ou os dois. A gente sempre desenvolve ações de integração, levando esperança e informações para jovens e crianças", observa Valquíria Imperiano.

Escolha de novos cultivadores

A presidente esclarece que os novos cultivadores são escolhidos pelos próprios membros da entidade, que os indicam ao comitê central de Genebra. Após análise dos indicados, o comitê busca entrar em contato com as pessoas.  "Os associados são chamados de cultivadores porque cultivam o bem".

A posse dos novos cultivadores foi dada pela delegué Maria José Esmeralda Rolim, que já  trabalha na entidade . De acordo com Valquíria Imperiano, os novos cultivadores devem renovar a posse no próximo ano, na sede da entidade em Genebra. Ela explica ainda que o principal projeto hoje é  juntar-se à campanha nacional de  prevenção do câncer de mama.

JS

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também