Notícia

Servidores da Alece, tem que ser muito homem para se cuidar!

Por Paulo Veras
26/11/2025 14:43 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Paulo Veras, repórter da Comunicação Interna, é o segundo da direita para a esquerda (de blusa azul) Paulo Veras, repórter da Comunicação Interna, é o segundo da direita para a esquerda (de blusa azul) - Foto: José Leomar

O servidor Paulo Veras, do Núcleo de Comunicação Interna, participou do curso “Saúde Masculina - Reflexões e Práticas de Autocuidado”, promovido pela Alece, e compartilha suas impressões

Por que será que, em geral, as mulheres vivem mais do que nós, homens? Você já parou para pensar o quanto de seu tempo é dedicado a cuidar da sua saúde? Hoje você é saudável?

Em busca de respostas para essas e outras questões de minha própria saúde, decidi conferir o curso “Saúde Masculina – Reflexões e Práticas de Autocuidado”, mais uma capacitação ofertada pela Alece para os seus servidores.

Foi um gol de placa! Muito mais do que conversar sobre prevenir doenças e males, o evento de dois dias foi uma imersão na discussão sobre tudo o que interfere no nosso bem-estar físico, mental e até mesmo espiritual.

Foto: José Leomar

Todo conduzido por meio de bate-papos e exercícios, o curso apontou ações de partida que visam ao autoconhecimento para, a partir daí, cada indivíduo identificar como suas escolhas, movimentos e prioridades podem contribuir para uma vida melhor.

É claro que temas pontuais, como o câncer da próstata, assunto ainda tabu para muitos homens e abordado na campanha Novembro Azul da Alece, também foram tocados. Entretanto, não como fim em si, mas como exemplo de que é o comportamento físico, alimentar e social que definirá sua relação com a saúde.

Interlocução com especialistas

Os psicólogos Orlando Gadelha e Emanuel Guilherme, da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e a psicóloga Isabel Teixeira, da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), foram os responsáveis pela produção e facilitação da prática.

Foto: José Leomar

O curso foi promovido pelas duas células, com apoio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e teve como objetivo principal oferecer oportunidade para que os participantes tenham capacidade de construir um plano de autocuidado individual.

O profissionais compartilharam com toda a turma, na conclusão do curso, o sentimento de realização e gratidão por poderem contribuir para a saúde de cada participante.

Aprendizado

Por fim, saímos todos com mais convicção de que o autocuidado é uma necessidade prioritária e que cada um deve iniciá-lo o mais rápido possível, até para tornar um hábito de vida, o que certamente trará somente benefícios.

Fazer o curso reafirmou minha decisão pessoal de olhar para os cuidados com a minha saúde como uma questão essencial, prioritária e inadiável.

Já havia iniciado esse processo utilizando os benefícios que nós servidores temos pela Casa, como os atendimentos pelo DSAS, e o conhecimento adquirido nesse dois dias solidificou minha decisão.

Então, fica aqui minha orientação e desejo de que todos os homens, familiares, amigos e companheiros de trabalho deem a si mesmos essa chance. Cuidem-se. Ao cuidar de você, todos os que estão ao seu lado também terão uma vida melhor.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 


 

Veja mais imagens...

Veja também