Servidores da Alece podem participar de Intercâmbio
Por Paulo Veras25/04/2023 08:24 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Fazer um intercâmbio para praticar e aprimorar o conhecimento em Inglês é o desejo de muitas pessoas. Para os jovens, por exemplo, quer no ensino médio, na universidade ou mesmo no primeiro emprego, é uma experiência que vai prepará-los para o futuro. Para o adulto, representa uma vivência diferenciada, que facilita a comunicação interpessoal e a desenvoltura em situações desafiadoras, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais, autonomia e interatividade.
A agência Travel Intercâmbio, parceira da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), oferece pacotes de intercâmbio cultural para servidores e seus dependentes. As viagens podem ser feitas por pessoas de qualquer faixa etária e para vários destinos pelo mundo. A iniciativa tem por objetivo oferecer uma vivência de imersão sociocultural no exterior com maior flexibilidade e confiabilidade.
Para a coordenadora do projeto, Anna Waleria Sampaio, também servidora da Alece, o intercâmbio é uma experiência culturalmente enriquecedora. “A cada dia se aprende uma nova coisa em uma viagem de intercâmbio, além de ser aperfeiçoar no idioma nativo”, diz. A agência Travel já organizou grupos com servidores do Poder Legislativo e volta a fazer este trabalho em benefício dos servidores.
Servidores relatam experiências nos Estados Unidos e Inglaterra
Na experiência, o intercambista passará por uma variedade de situações que contribuirão para o seu aprendizado. Lidar com a rotina de uma cidade desconhecida e vivenciar outra cultura irá incentivá-lo a melhorar sua capacidade de solucionar problemas sozinhos, desenvolvendo sua independência e autoconfiança.
José Hugo Costa Martins, servidor do Departamento Financeiro da Alece e professor de Inglês da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), fez o intercâmbio duas vezes. Na primeira para Orlando (Estados Unidos), e, posteriormente, para Broadstairs (Inglaterra). Mesmo indo pra dois países de língua inglesa, ele relata ter vivenciado diferenças no idioma e no cotidiano cultural.
José Hugo Costa Martins, servidor da Alece e professor de Inglês da Unipace, fez intercâmbio nos Estados Unidos e Inglaterra - Foto: Divulgação/Assalce
Já Marlene Ávila, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que também já fez o intercâmbio por duas vezes, considera importante ter optado pela hospedagem homestay (hospedagem em casas de família). “Ficar com as famílias acentua a possibilidade de maior contato com costumes e hábitos da outra cultura”, reflete.
Próximas turmas
Os próximos grupos do programa acadêmico e cultural da Travel serão para Dublin (Irlanda) e Berlim (Alemanha) em outubro, este exclusivo para adultos. Em janeiro de 2024, agora para adultos e adolescentes, um grupo terá como destino as cidades de Oxford e Londres (ambas na Inglaterra) e Paris (França).
No grupo que viajará em outubro haverá o curso de Inglês Geral, com 30 horas aula e certificação dada ao final. Serão 13 noites de hospedagem em Dublin, na Irlanda, e quatro em Berlim, Alemanha. Além do curso, os participantes terão atividades sociais e culturais, tudo com acompanhamento de guia.
Para informações sobre a documentação necessária, preços e formas de pagamento, basta entrar em contato por meio do telefone/WhatsApp (85)98760-7207 ou pelo perfil do Instagram @travel.Intercambio.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)