Coordenadoria de Comunicação Social

Servidores da AL-CE acompanham seminário sobre fake news e o uso das mídias sociais

Por ALECE
03/04/2018 12:00

Compartilhe esta notícia:

Seminário reuniu profissionais da imprensa e operadores do Direito que acompanham o tema (Foto: Marcos Moura) Seminário reuniu profissionais da imprensa e operadores do Direito que acompanham o tema (Foto: Marcos Moura)

Servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará, estudantes e profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil tiveram, na última segunda-feira (03/04), uma rica oportunidade de discutir as consequências do fenômeno das “Fake News” no cenário contemporâneo. Na ocasião, a Assembleia, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, realizou no auditório Murilo Aguiar, o seminário "Os Desafios da Comunicação Frente ao Fenômeno Fake News e o Uso Consciente das Mídias Sociais”.

O coordenador de Comunicação Social da AL, jornalista Ilo Santiago, afirmou que fake news, ou boato, não é um fenômeno novo e tem tomado dimensões danosas, sobretudo com o advento da Internet e das redes sociais, quando propaga informações falsas para a sociedade. O jornalista ressaltou que o seminário é uma forma de o Poder Legislativo colaborar no debate sobre o assunto, de trazer esclarecimentos, mais conhecimento e mostrar os cuidados que as pessoas devem ter ao compartilhar informações.

Ele adiantou que, além do seminário, será desenvolvida uma campanha nos veículos de comunicação da Casa para alertar o cidadão sobre o fenômeno das fake news.

No primeiro painel do seminário, foi debatido o tema “As fake news e o cenário atual do jornalismo”, que contou com as participações dos jornalistas Rafael Luís Azevedo, do blog Verminosos por Futebol e da Tribuna do Ceará; Roberto Maciel, do Sistema Verdes Mares; Guálter George, editor de política do jornal O Povo, e Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Atuou como medidador o assessor de imprensa do Ministério Público do Ceará, jornalista Reginaldo Aguiar.

OPINIÃO DE ESPECIALISTAS

A prevenção da disseminação de informações falsas, assim como o aprimoramento dos mecanismos de identificação, punição e remoção de tais conteúdos foram destaque no painel com o tema “As consequências do mau uso das mídias sociais”.

O mediador do debate, o jornalista Inácio Aguiar, ressaltou a possibilidade de bombardeamento de informações e fake news no ano eleitoral, fenômeno que, para ele, “precisa ser controlado o mais rápido possível”. Atuaram como debatedores o promotor de Justiça Elder Ximenes, o delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil Julius Caesar Rocha, a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Raquel Machado e o presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) Renato Torres.

O seminário foi encerrado com a palestra de Serginho Aragão sobre o uso das redes sociais como ferramenta de marketing pessoal, com dicas sobre gestão da marca pessoal, construção de credibilidade e reputação para se diferenciar no mercado profissional.

(Com informações da Agência de Notícias da AL-CE).

Veja também