Servidores acompanham palestras referentes ao Dia Nacional do Nutricionista
Por ALECE31/08/2023 14:12
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), promoveu, nesta quinta-feira (31/08), duas palestras alusivas ao Dia Nacional do Nutricionista. O evento, realizado no Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), foi conduzido pelas nutricionistas da Célula de Nutrição do DSAS, Luisa Carvalho e Sara Almeida, e pelo professor de Gastronomia da UFC, Robson Mota.
A proposta do encontro foi a exposição das possíveis contribuições da Gastronomia para a Nutrição, bem como das vantagens do uso de determinados temperos em dietas, auxiliando na prevenção de doenças, na promoção da saúde e do bem-estar.
Na ocasião, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou o peso da área da Nutrição para os serviços em saúde. “Trata-se de uma área que ainda carece de reconhecimento, daí a importância de ela receber uma maior visibilidade. Em muitos casos é a Nutrição que provê resolução para diversos problemas de saúde e qualidade de vida”, pontuou.
Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ao saudar palestrantes - Foto: Bia Medeiros
O diretor também homenageou os profissionais da Célula de Nutrição do Departamento e agradeceu pela vinda do palestrante. “Quero aqui homenagear a competência dos profissionais da Célula de Nutrição, e que prossigam agregando serviços de excelência e projetos sociais. Aproveito para agradecer a presença do professor Robson Mota, que veio aqui trazer a contribuição da academia e a sua expertise para o Departamento, em um contexto de parceria com a UFC, visando projetos benéficos à sociedade”, afirmou.
Cuidados necessários
A orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Regina Moreira, assinalou a importância de um plano alimentar individualizado. “É muito importante ter o seu plano alimentar individualizado, pois cada caso é único. Não se pode traçar dietas de uma maneira aleatória. Os benefícios dos temperos – esmiuçados pela Luisa Carvalho e pela Sara Almeida – são importantes por serem anti-inflamatórios, mas ainda assim precisam ser consumidos com orientação do profissional da área”, explicou.
Palestrantes trataram das contribuições da Gastronomia para a Nutrição - Foto: Bia Medeiros
A profissional pontuou, ainda, sobre a necessidade de se evitar planejamentos avulsos baseados em opiniões de Internet. “O plano alimentar do paciente, endossado por um profissional nutricionista, leva em conta uma análise detalhada de exames laboratoriais, além de um questionário de sinais e sintomas. Fazemos um planejamento calculado para cada paciente, que poderá ser diferente ainda que os pacientes sejam gêmeos univitelinos”, frisou.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS