Departamento de Saúde e Assistencia Social

Serviço de Telessaúde amplia horário de atendimento

Por ALECE
26/05/2021 11:55 | Atualizado há 1 ano

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Serviço conta com uma hora a mais de atendimento diariamente a partir desta quarta-feira (26/05) Serviço conta com uma hora a mais de atendimento diariamente a partir desta quarta-feira (26/05) - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

O Serviço de Telessaúde, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, canal disponibilizado para tirar dúvidas, dar orientações e prestar atendimento nas áreas de Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Terapia Sistêmica, amplia o horário de  prestação  de serviço a partir desta quarta-feira (26/05). O serviço será ofertado nos dias úteis (segunda a sexta-feira), nos expedientes da manhã (das 8h30min às 12h30min) e tarde (13 horas às 17 horas). Com isto, haverá uma hora a mais de atendimento diário pelo serviço. O atendimento é prestado pelos telefones 85.99717.0690 (manhã) e 85.99717.2522 (tarde).

Estão sendo disponibilizados dois números exclusivos para que servidores e servidoras da Casa possam ligar para tirar dúvidas, buscar orientações e marcar consultas. Cinco Células do DSAS estão trabalhando de forma online para atender com a segurança necessária que o momento impõe: Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Assistência Social e Clínica Médica.

A partir do dia 3 de junho, o serviço se estenderá à Célula de Acupuntura. O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lembra que a Célula de Clínica Médica não pode fornecer atestados nem realizar consultas, mas prestar apenas orientações médicas, conforme determinação do Conselho Federal de Medicina. "O Departamento trabalha também de forma online com o Núcleo de Terapias Sistêmicas", pontua Luis Edson.

As profissionais da Célula de Assistência Social foram disponibilizadas para atender aos servidores da Alece. Elas estão  responsáveis pelos contatos e direcionamento das demandas. Para a realização do atendimento, os servidores poderão fazer ligações normais ou via WhatsApp.

O primeiro contato para os servidores que necessitam destes atendimentos será realizado junto à Célula de Assistência Social. A partir daí, cada pessoa será encaminhada para uma das especialidades oferecidas neste momento inicial.

Acolhimento

O Chefe da Célula Médica do DSAS, Túlio Osterne, informa que este atendimento busca garantir um maior acolhimento aos servidores e dependentes da Assembleia Legislativa. “Através do Telessaúde são fornecidas orientações necessárias que possam ser feitas através de um contato por vídeo ou por telefone”, afirma. O dirigente considera que essa modalidade de atendimento é disponibilizada para dirimir dúvidas, orientar tratamentos, condutas e mecanismos de prevenção de doença.

“Nestes tempos de pandemia, em que o atendimento presencial está temporariamente impedido, essas orientações são importantes porque ajudam a reduzir o nível de ansiedade, demonstrando a determinação de nosso serviço médico em acolher e mostrar que estamos sempre presentes e à disposição de todos os seus usuários”, afirma Túlio Osterne.

Além das assistentes sociais, compõem a equipe 27 psicólogos, duas terapeutas sistêmicas e quatro nutricionistas, até que os serviços se expandam para outras áreas.

Saiba mais

O Serviço de Telessaúde do DSAS entrou em operação no dia 29 de março deste ano, por iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), que apresentou a iniciativa em plenário aos demais 45 deputados e deputadas estaduais.

JB/JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

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