Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa contemplará servidores da Alece
Por ALECE16/05/2022 23:50 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará deram início, nesta segunda-feira (16/05), às atividades do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), com a presença dos profissionais das 12 células de saúde, do serviço social e da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas e Restaurativas do CRS. Durante a inauguração do serviço, os profissionais apresentaram para os servidores e interessados como será o atendimento do Sapi e a importância dessa iniciativa.
A mentora do projeto e coordenadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Lucila Bonfim, destaca o pioneirismo desse serviço interdisciplinar e multiprofissional. Ela explica que "a ideia surgiu durante a pandemia, porque nós observamos que os nossos pacientes apresentaram algumas alterações cognitivas, especialmente relacionadas a atenção, concentração e memória".
Atendimento a servidores da Assembleia e dependentes
Lucila Bonfim informa ainda que o Sapi vai trabalhar com foco em prevenir, acompanhar e reabilitar pessoas com declínio cognitivo a partir dos 40 anos e que, inicialmente, será destinado a funcionários e seus dependentes, mas, posteriormente, será aberto à comunidade do entorno. Ela também esclarece que os interessados deverão procurar o Departamento de Saúde e Assistência Social, fazer a inscrição e, após uma triagem, a pessoa será encaminhada para os serviços em uma ou mais áreas, de acordo com a necessidade.
O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), Luis Edson Corrêa Sales, ressalta que a população mundial está envelhecendo e que o Brasil acompanha essa tendência. Ele lembra ainda que cuidar de um idoso é também um cuidado com toda a família.
O motorista Fracisco de Assis Silva, de 63 anos, participou do início das atividades do Sapi e disse que tem interesse em trabalhar mais a memória. Para ele, é importante se preparar para esse momento da vida, especialmente agora, que está próximo de se aposentar.
Outra novidade desse serviço é que o cuidador também será atendido. De acordo com a terapeuta Andréa Lima, o cuidador também precisa ser ouvido e ter com quem tirar dúvidas sobre seu dia a dia, e isso será possível nesse novo espaço.
Segundo a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social, Luana Brasileiro, a saúde mental é um braço de atuação do comitê, e era necessário promover ações que envolvessem questões relacionadas ao envelhecimento. Ela ressalta que outras células do CRS também podem ser envolvidas e contribuirem para o Sapi, caso haja outras demandas desse público.
Da Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Ação do DSAS promove conscientização sobre o ruído no ambiente de trabalho
A Célula de Fonoaudiologia do DSAS realizou, nesta quarta-feira (30/04), uma blitz pelos ambientes de trabalho da Alece para aferir o nível de ruído d...
Autor: Julio Sonsol
Estudantes de Terapia Ocupacional visitam Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece
A Alece possui diversos serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, inclusão que são referência pela qualidade, o que faz com que visitas insti...
Autor: Julyana Brasileiro
Alece realiza ação de conscientização sobre o ruído com ação do DSAS nesta quarta
A Alece, por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), participa da Campanha de Conscientização sobre o R...
Autor: Julio Sonsol com comunicação DSAS