Serviço de Atenção à Pessoa Idosa da Alece celebra três anos de cuidado e promoção à saúde
Por Julyana Brasileiro26/05/2025 18:20 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

O Serviço de Atenção à Pessoa Idosa (Sapi), projeto da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, completa três anos e celebra os resultados e conquistas que têm garantido a saúde e bem-estar do público participante.
Nesta segunda-feira (26/05), a célula realizou evento no auditório Lucila Bomfim do Anexo III para destacar importância das ações e confraternizar.
A orientadora da célula de TO do DSAS, Milene Mota, reforçou que, desde a sua fundação, o Sapi tem atuado de forma pioneira e multidisciplinar na promoção da saúde mental e cognitiva do público idoso, por meio de ações de estimulação, treino e reabilitação cognitiva.
“Nossas atividades são realizadas por meio de equipe multiprofissional que desenvolve atividades terapêuticas, educativas e preventivas, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável. O trabalho desenvolvido tem impacto direto na autoestima, na socialização e na preservação das funções cognitivas. Com nosso trabalho, reforçamos o compromisso do departamento com a atenção à saúde do idoso”, comentou.
Foto: Érika Fonseca
O diretor do (DSAS, Luis Edson Sales, destacou que, por meio do Sapi, o departamento promove autonomia, qualidade de vida e a valorização da pessoa idosa. Ele aponta que o serviço é pioneiro nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil.
“Nós somos a primeira Assembleia a implantar um serviço orientado a acolher e atender o público da melhor idade e é uma satisfação comemorar três anos de sucesso. Iniciamos atendendo oito pessoas, hoje temos 56 participantes e devemos, em breve, abrir novas turmas. Agradeço o apoio da Mesa Diretora, presidida pelo deputado Romeu Aldigueri (PSB), pelo incentivo de promover prevenção e promoção da saúde”.
Foto: Érika Fonseca
O coral da Assalce foi um dos destaques do evento, emocionando os presentes com uma performance de sucessos da música popular brasileira. E, claro, não faltou bolo para comemorar os três ano dessa trajetória tão especial.
Saiba mais sobre o Sapi
O Sapi tem por objetivo contemplar intervenções preventivas para os possíveis comprometimentos cognitivos que podem acometer o adulto e a pessoa idosa. Os serviços são disponibilizados para servidores ativos e aposentados, dependentes e demais interessados partir do encaminhamento de algum profissional integrante das células do DSAS.
O Sapi oferta oficinas e atendimentos de estimulação, treino e reabilitação cognitiva, orientação quanto à nutrição e ao sono, dentre outras ações. As atividades são implementadas individualmente ou em grupo e, geralmente, realizadas num período determinado de tempo conforme avaliação dos profissionais.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Projeto Florescer acolhe mães atípicas com círculo restaurativo "Cuidando de quem cuida"
A Alece, por meio do Projeto Florescer, iniciativa do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reafirma seu compromisso com a promoção da in...
Autor: Julyana Brasileiro
DSAS realiza mutirão de vacinação contra H1N1 nesta terça-feira
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece promoverá nesta terça-feira (27/05), a partir das 8h, na entrada do Plenário 13 de Maio,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da assessoria de comunicação do DSAS