Semana Estadual de Prevenção de Homicídios de Jovens do Ceará tem início nesta segunda-feira (12/11)
Por ALECE09/11/2018 18:50
Compartilhe esta notícia:
Será aberta nesta segunda-feira (12/11) a 1ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, com o tema “Cada Vida Importa” promovida pelo Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). O evento inaugural será o cine debate, com a apresentação de dois filmes de curta metragem sobre o tema, no Cine São Luís, a partir das 14h30min. Após a exibição, haverá debate com o público e realizadores das películas. Estarão presentes o produtor de cinema Fernando Sousa, autor do curta “Nossos mortos tem voz”, que será exibido, e representantes de entidades civis de direitos humanos.
A semana, que contará com ampla programação, até sexta-feira (16/11), em Fortaleza, Maracanaú, Russas e Juazeiro do Norte, foi instituída por meio da lei N.º 16.482, de 19/02/2017, e marca três anos da Chacina do Curió, que vitimou 11 jovens. Foram nove mortos, entre eles adolescentes, na madrugada de 12 de novembro de 2015, assassinados no bairro Messejana, em Fortaleza.
A programação tem como tema “Cada Vida Importa”, repetindo o nome do relatório produzido pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, fruto da colaboração entre a ALCE, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Governo do Estado do Ceará e outras instituições do poder público e da sociedade civil. O estudo visou a compreender os elevados índices de assassinatos de adolescentes registrados em Fortaleza e no interior do estado.
O estudo procurou observar a fundo as trajetórias de vida dos adolescentes que foram atravessadas pela violência letal precoce. Quatro importantes aspectos da vida foram abordados: individual, familiar, comunitário e institucional. A pesquisa dedicou-se ao diagnóstico e à interpretação da situação que levou a proposição de 12 recomendações para prevenção de homicídios na adolescência.
Dentro da semana, será realizada, na próxima terça-feira (13/11), audiência pública para discutir prevenção de homicídios na adolescência, no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa, às 14 horas, sob a presidência do deputado Renato Roseno (PSOL), relator do comitê. Foram convidados representantes do Ministério Público estadual, Vice-Governadoria, Unicef e Cedeca, entre outras instituições.
A Semana Cada Vida Importa é uma realização do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Fórum DCA, Unicef, Fórum Popular de Segurança Pública, Assembleia Legislativa do Ceará, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), Movimento Cada Vida Importa e Governo do Estado do Ceará (Ceará Pacífico, Secretaria de Educação, Centro Bom Jardim de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Confira a programação completa no anexo!
Anexos
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece