Semana do Servidor traz exposição de materiais descartáveis de Informática
Por ALECE13/11/2018 14:27
Compartilhe esta notícia:
O descarte de equipamentos eletrônicos inservíveis pode não ter como destino final o lixo. Em vez disso, objetos como telas de computadores, discos rígidos e dobradiças de notebooks podem se transformar em utensílios, artesanato, jogos lúdicos e educativos. Com essas ideias e muita criatividade, o técnico de informática Sérgio Lima põe em prática oficinas onde ensina a construção de artefatos a partir de partes de computadores, impressoras e outros hardwares.
Convidado pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Sérgio Lima está expondo toda a sua criatividade no hall de entrada do Palácio Adauto Bezerra, durante a Semana do Servidor. O visitante que quiser conhecer o seu trabalho terá a oportunidade de ver um robô construído a partir de uma caixa de Bluetooth e discos rígidos articulados, que é capaz de conversar com as pessoas, além de reproduzir músicas e emissoras de rádio; aranhas estilizadas feitas com mouses, e até mesmo porta-ferramentas, construídas com películas de monitores e ímãs de HDs, e bandejas de telas de monitores, entre outros objetos.
O técnico de informática explica que os objetos construídos artesanalmente são vendidos para que novas oficinas possam ser realizadas. Atualmente, são desenvolvidas parcerias com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Banco do Nordeste, que fornecem os materiais descartáveis e locais para o desenvolvimento das oficinas e exposições, e o Grupo M Dias Branco, que já adquire os produtos.
“Tudo que tem defeito ou não tem mais utilidade a gente transforma em algo belo”, resume o Sérgio Lima. Além de produzir as peças artísticas e funcionais, Lima realiza palestras e oficinas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade para o planeta.
Compromisso com a sustentabilidade no Poder Legislativo
A coordenadora suplente da A3P, Luana Ponte, revela que a ideia de trazer esta exposição para a Semana do Servidor é a primeira iniciativa em parceria com Sérgio Lima. “Estamos também organizando uma agenda para que seja ministrada uma oficina na Assembleia, além de possíveis doações de equipamentos inservíveis para este projeto destinado a um meio ambiente sustentável”, ressalta.
Luana Ponte observa que a Comissão Gestora da A3P está sempre em busca de boas ideias que estimulem a sustentabilidade na infraestrutura do Poder Legislativo. Além do projeto de descarte adequado de esponjas usadas, existe também o programa de coleta da borra do café para a produção de adubo orgânico nos jardins da Assembleia. A Feira do Servidor segue até a próxima quarta-feira (14/11).
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna