Ir para o conteúdo principal
Notícia

Segundo Arraiá da Alece reúne servidores em celebração à cultura nordestina

Por Ana Vitória Marques
08/07/2026 19:53 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Equipes da Alece reunidas Equipes da Alece reunidas - Foto: Máximo Moura

“Olha, isso aqui tá muito bom/ Isso aqui tá bom demais/ Olha, quem tá fora quer entrar/ Mas quem tá dentro não sai” - Isso aqui tá bom demais, Dominguinhos 

Esse clássico musical das festas juninas representa bem o momento compartilhado pelos servidores e familiares na Casa do Povo em mais uma edição do Arraiá da Alece, realizado nesta quarta-feira (08/07). O evento faz parte do calendário de festividades anuais do Parlamento cearense e celebrou a cultura nordestina com muita música, dança e comidas típicas.   

Mais do que uma comemoração, atividades como essa reforçam a importância da valorização da identidade regional e da integração entre os profissionais que fazem a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) acontecer. Quem somos enquanto povo, também molda o fazer da instituição, superando a ideia de um Poder Legislativo distante da sociedade e caminhando para o conceito de Parlamento Aberto.  

Vamos conferir nessa matéria mais sobre o que aconteceu!  

Forró, vatapá, brincadeiras e muita alegria 

Um dos pontos de destaque da noite foi o famoso touro mecânico e os espaços com brincadeiras tradicionais e pula-pula, garantindo a diversão dos adultos e das crianças. 

O embalo musical ficou por conta da banda de forró Dose Dupla, que tocou e cantou sucessos que vão do contemporâneo às lembranças nostálgicas de grupos que marcaram a infância e juventude de quem estava presente.  

E como nem só de música se faz um São João, o Arraiá da Alece teve também barraquinhas com a venda de pratinhos, espetinhos, canjica, mungunzá, cocada, doces e muito mais. 

Além disso, teve ainda a escolha do rei e da rainha do milho. E, claro, os servidores da Alece não desapontaram. Por isso, a competição foi acirrada, com looks bem produzidos e característicos do período.  

Família também faz parte da confraternização 

A Alece valoriza bastante a presença das famílias nesses momentos, porque entende os servidores como seres integrais e multifacetados, para além do aspecto profissional.  

Essa presença estendida já vem se consolidando como uma tradição dos eventos da Casa e a alegria é melhor quando é compartilhada. O servidor Fenelon Cals, orientador da Célula de Logística do Departamento de Administração, trouxe a esposa Ana Valéria e o filho João Artur, de quatro meses.  

Fenelon Cals, a esposa Ana Valéria e o filho João Artur - Foto: Máximo Moura

“Esse é um evento ímpar, que agrega todo o Poder Legislativo estadual, os colegas podem se encontrar fora do ambiente de trabalho, com mais alegria, com mais descontração. A gente tem aqui a Alece como uma segunda família. Então, nada mais oportuno do que trazer a primeira para agregar”, afirmou. 

Quem também fez bonito e trouxe a família toda caracterizada foi a diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Sarah Holanda. Assim como Fenelon, ela citou o trabalho como uma segunda casa e ressaltou a importância de compartilhar o espaço com a família.  

Sarah Holanda e a família - Foto: Máximo Moura

“A gente ama São João. E essa integração da família com o nosso ambiente de trabalho faz com que os nossos filhos, sobrinho e o marido entendam como é importante esse espaço para a gente. Eu sempre gosto de trazê-los quando é possível e fico muito feliz da Alece promover esse momento de integração e harmonia tão festivo”, disse.  

Em momentos como esse, ninguém fica de fora, nem mesmo os pets, que possuem um lugar especial no coração da Alece, seja na participação nos eventos seja em iniciativas como o Alece Pet.  

A Mayriane Alves, servidora do Núcleo de Taquigrafia do Departamento de Plenário, trouxe o Marley, um shith zu que faz parte da família. Ela já está há mais de 40 anos na Casa e destacou os eventos de integração como uma forma de se confraternizar com a equipes de trabalho.  

Mayriane Alves e o pet Marley - Foto: Máximo Moura

“É um momento de valorização, de confraternização entre os servidores, em que podemos fazer o link entre nossos familiares e as pessoas que a gente convive no dia a dia. É muito gratificante estarmos todos juntos. São momentos valiosos e de fortalecimento de vínculos”, ressaltou.  

Que celebrações como essa não se encerrem por aqui, mas sejam multiplicadas, valorizando o que temos de melhor, seja na alegria, na música, na comida, na dança ou nas relações de afeto e respeito.  

 

Edição: Samaisa dos Anjos 

 

Comunicação Interna da Alece  
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja mais imagens...

Veja também