Secult realiza II edição do PAKU Encontro Popular da Cultura Geek
Por Júlio Sonsol, com informações do Governo do Estado26/04/2024 14:20 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:
O Centro de Design do Ceará, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Mirante vai realizar II edição do PAKU Encontro Popular da Cultura Geek. A ação envolve a cultura geek, pop e nerd e é promovida pela Kuya – Centro de Design do Ceará da Secult, e Instituto Mirante. O evento será realizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no período que vai de sexta-feira (26/04) a domingo (28/04).
Nele, será ofertada programação diversificada que inclui feiras de design autoral, palestras, oficinas temáticas, apresentações de DJs e oficina infantil, em parceria com a Estação das Artes, e uma feira gastronômica em colaboração com o Mercado AlimentaCE.
A iniciativa visa também a democratizar e difundir o acesso às políticas públicas por meio de atividades como batalhas de rimas, concursos de k-pop e cosplay, e uma feira de artistas, todos selecionados através de um processo de edital aberto.
As atividades do sábado (27) e domingo (28) serão distribuídas em duas arenas distintas: a KUYA, situada dentro do próprio equipamento, e a PAKU, localizada na Gare da Estação das Artes, proporcionando um ambiente dinâmico e inclusivo para os participantes. Além disso, haverá visitas mediadas iniciando no Complexo e finalizando no Museu Ferroviário Estação João Felipe.
A abertura do evento, marcada para para esta sexta-feira (26/04), às 17h, com a Feira Kuya de Design Autoral, um espaço gastronômico e apresentações musicais, com DJs no sábado e domingo. Haverá atividades infantis, marcando a parceria com a Estação das Artes e em seguida, acontece a cerimônia oficial às 18 horas.
A mesa de abertura, intitulada “Design, Cultura Geek e Políticas Públicas do Ceará”, contará com a presença da secretária da Cultura do Estado do Ceará Luisa Cela, Daniel Braga, diretor da Fundação Cultural Nipônica Brasileira; e Jeff Ferreira, que liderou o projeto Black Heroes no SANA, dedicado ao afrogeek.
Ceará Sem Fome
Em sua segunda edição, a KUYA se une ao programa “Ceará Sem Fome”, iniciativa do Governo do Estado, para estimular a doação voluntária de alimentos não perecíveis para quem mais precisa. A participação do público é fundamental, e mesmo que a doação não seja obrigatória, cada contribuição é um passo importante na luta contra a fome. O movimento solidário não apenas alimenta aqueles que precisam, mas também nutre a esperança de um futuro onde a fome não seja mais uma realidade no Ceará.
A Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, realiza a campanha Ingresso Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos que serão destinados a entidades credenciadas pelo programa e que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Todos os alimentos arrecadados para o programa são destinados à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome, que funciona em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (Cedec) e a Secretaria da Proteção Social (SPS). Após recolhidos, os alimentos são utilizados para a confecção de cestas básicas.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024