Dicas de Saúde

“Saúde e Bem-Estar” inicia atendimento a servidores

Por Júlio Sonsol
13/04/2023 12:40

Compartilhe esta notícia:

Gisele Pacheco, orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, durante atendimento a servidora Gisele Pacheco, orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, durante atendimento a servidora - José Leomar

O Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, e o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), por meio da Célula de Nutrição, da Assembleia Legislativa do Ceará, iniciaram nesta quinta-feira (13/04) o programa “Saúde e Bem-Estar”. A iniciativa promove consultas aos servidores da Alece, buscando assegurar melhor qualidade de vida. Neste primeiro momento, estão sendo atendidos os servidores e colaboradores vinculados ao Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

O atendimento multidisciplinar é realizado por meio da Medicina do Trabalho, com o médico Joaquim Garcia, a psicóloga Lara Lobo e as nutricionistas Gisele Pacheco e Bruna Campos. As consultas são realizadas na sala de atendimento da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, no segundo andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco Das Chagas Albuquerque), às quintas-feiras, a partir das 8 horas.

Joaquim Garcia explica que o objetivo do programa é proporcionar melhor qualidade de vida, com avaliação geral da saúde dos servidores, além de prevenção de doenças. "Está sendo importante este dia, com a presença de todos os agendados. Realizamos o atendimento dos servidores do Ciadi, onde também foi observada a saúde geral dos atendidos e a cada quinta-feira faremos novos atendimentos. O objetivo é atingir todos os setores da Casa", salienta.

Os servidores atendidos passam por consulta médica e também são avaliados pelas nutricionistas da Célula de Nutrição do DSAS. "A partir dessas avaliações, solicitamos alguns exames e após a realização destes testes, os servidores retornarão e indicaremos as condutas necessárias que cada um deverá adotar para prevenir doenças", assevera.

Atendimento prestado pelo médico Joaquim Garcia - José Leomar

Área preventiva

A orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Gisele Pacheco, observa que os atendimentos serão realizados por todos os setores da Casa. "Após a conclusão com os servidores do Ciadi, iremos divulgar a próxima etapa dos atendimentos. Estamos trabalhando na área preventiva, e também com os tratamentos que cada caso demanda", pontua. Entre os casos mais comuns, Gisele Pacheco aponta hipertensão e diabetes.

Em sua área, a nutricionista esclarece que está sendo aplicado um questionário, com 18 perguntas, para diagnosticar o hábito alimentar. "A partir daí a gente faz as correções necessárias, orientando sobre os alimentos que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Além disso vamos fazer o Índice de Massa Corporal (IMC) e informamos se a pessoa está acima do peso, se está dentro do peso ideal, ou se está abaixo", explica.  De acordo com ela, o procedimento pode diagnosticar risco à saúde cardiovascular ou metabólico.

A coordenadora do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece, Sáskya Vaz, explica que o programa vinha sendo pensado para atender aos servidores quanto à prevenção e cuidados com a saúde. "É preciso que o servidor esteja bem para prestar um bom serviço", assevera.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também