Sarau homenageia obra de Belchior
Por Júlio Sonsol, com assessoria da Secretaria de Cultura do Estado (Secult)31/10/2024 11:13 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
Em outubro, é celebrado o aniversário do cantor e compositor Belchior, considerado um dos maiores artistas cearenses de todos os tempos. Ele estaria completando 78 anos, e para homenageá-lo, acontecerá mais uma edição do “Sarau Alucinação”, nesta quinta-feira (31/10), no restaurante Bruta Flor.
A apresentação contará com a presença de artistas, alguns dos que fizeram parte da trajetória musical e de vida de Belchior. O sarau propõe uma noite de festa, com arte, música e poesia.
Estão confirmados os artistas Alan Kardec, Alana G. Alencar, Dimas Macedo, Edinho Vilas Boas, Edmar Gonçalves, Luis Lima Verde, Marta Pinheiro, Mona Gadelha e Quio Petrus. No repertório, estão clássicos do Belchior e trabalhos autorais
Repertório
O “Sarau Alucinação” foi criado em 2021 por Alana Girão e Marta Pinheiro, poetas e produtoras culturais. O projeto tem como objetivo reunir poetas e artistas cearenses em diversos espaços de arte e cultura, tanto em Fortaleza quanto em outras cidades, promovendo a difusão da arte produzida por cearenses e incentivando intercâmbios culturais.
O título do sarau é homônimo ao segundo disco de Belchior, lançado em 1976 pela gravadora PolyGram, por meio do selo Phillips. O álbum apresentou sucessos que consagraram o cantor, como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida". Graças a esses hits, o disco vendeu 30 mil cópias em apenas um mês, solidificando Belchior como um dos artistas mais importantes do Brasil.
Parte da equipe que compõe o “Sarau Alucinação” - Foto: Divulgação
Homenagens
A primeira edição do evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), no Shopping Lagoon, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, e reuniu mais de dez artistas cearenses. Em 2022, foi realizada uma edição especial em Olinda (PE), no espaço Casbah, que contou com quase 20 artistas, incluindo cearenses e pernambucanos, atraindo grande público.
Também será homenageado o poeta, arquiteto, compositor, artista gráfico e agitador cultural António José Soares Brandão. Ele foi coautor de inúmeras canções de artistas da geração conhecida como Pessoal do Ceará, incluindo Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Augusto Pontes, Fausto Nilo e Belchior, dentre outros. Foi um dos artistas, que junto com Ednardo, estiveram à frente do conhecido projeto Massafeira que lançou as bases de uma nova cena artística no Ceará.
Passaram pelo projeto nomes como Márcio Catunda, Oswald Barroso, Mano Alencar, Cyda Olímpio, Lúcio Ricardo, Lucinha Menezes, Gylmar Chaves, Ronald de Carvalho, Iris Cavalcante e Lisiane Forte, entre outros.
Serviço: Sarau Alucinação | Belchior 78. Dia: Nesta quinta-feira (31/10). Horário: 19 horas. Local: Bruta Flor. Endereço: Rua Antônio Augusto, 806. Produção: Amar Arte Produções. Informações: 85 99605-0508 | 85 99936-8564.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Filmes indicados ao Globo de Ouro 2025 estão disponíveis nos cinemas e plataformas
Foi dada a largada na tradicional temporada de premiações cinematográficas nos Estados Unidos. No dia 9 de dezembro, o Globo de Ouro anunciou seus ind...
Autor: Salomão de Castro e Júlio SonsolNova versão de "Bonitinha, Mas Ordinária" tem apresentações em Fortaleza
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, até 8 de dezembro, a peça "Bonitinha, Mas Ordinária", clássica tragédia carioca de Nelson Rodrigues, com grande...
Autor: Júlio Sonsol e Salomão de Castro, com assessoria"Sertão Confederado" tem apresentação gratuita no Teatro Dragão do Mar
A peça "Sertão Confederado", que será exibida no Teatro Dragão do Mar em Fortaleza nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, às 20 horas, promete um...
Autor: Júlio Sonsol, com com site do Instituto Dragão do Mar