Agenda Cultural

São Luiz prossegue com exibições gratuitas de clássicos neste mês

Por ALECE
22/07/2021 09:30

Compartilhe esta notícia:

Cineteatro traz obras de cineastas consagrados, como Luchino Visconti, William Friedkin e Stanley Kubrick Cineteatro traz obras de cineastas consagrados, como Luchino Visconti, William Friedkin e Stanley Kubrick - Arte: Divulgação/ Cineteatro São Luiz

Se você quer aproveitar julho (de férias para grande parte das pessoas) para dar uma circulada na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, seja para fazer compras ou ir tomar um caldo de cana com pastel no tradicional Leão do Sul, pode agregar um item à programação. O Cineteatro São Luiz traz, de 22 a 24 deste mês, cinco grandes clássicos com exibições gratuitas, em horários atrativos. Após este período, a programação será retomada de 29 a 31 de julho.

Uma sequência de filmes clássicos dirigidos por celebridades do cinema como Luchino Visconti, William Friedkin, Stanley Kubrick e Ridley Scott dá continuidade à retomada gradual e  das atividades do Cineteatro. O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará promove as exibições desde o início do mês.

Nesta semana, cinco filmes estão na faixa de programação “Clássicos São Luiz”. Todos são legendados e tratam desde temas de caráter histórico quanto dos gêneros terror e ficção científica.

Sobre as atrações

Nesta quinta-feira (22/07), a programação é retomada com o italiano “O Leopardo”, de Luchino Visconti. A trama se passa em 1860, na Sicília. Durante o período do "Risorgimento", o conturbado processo de unificação italiana, o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia. Num cenário caótico de fortes contradições políticas, ele luta para manter seus valores.

Na sexta-feira (23/07), o São Luiz abre as portas para dois clássicos contemporâneos do gênero terror, ambos da década de 1970. São eles “A Profecia”, do cineasta Richard Donner (recentemente falecido), e o festejado “O Exorcista”, de William Friedkin. Ambos têm temática semelhante – a possessão de crianças e adolescentes por espíritos malignos –, porém, o longa de Friedkin é mais festejado e gerou inúmeros outros filmes e até mesmo imitações, sendo uma referência no gênero até hoje. Em 1974, o filme fez um verdadeiro arrastão na temporada de premiações, a começar pelo Globo de Ouro, de onde saiu agraciado como melhor filme (drama), melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair), além de faturar os Oscar de melhor roteiro adaptado e melhor som, de um total de dez indicações.

Já o sábado (24/07) é destinado ao gênero ficção científica, também com duas obras de referência nas telas do Cineteatro: “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick, e “Blade Runner – O Caçador de Andróides”, de Ridley Scott. O primeiro é considerado uma das obras-primas de Kubrick, com uma trama complexa a respeito do surgimento da Humanidade, indo dos primórdios do planeta Terra a uma jornada pelo espaço sideral. Pelo filme, Kubrick venceu um Oscar (efeitos visuais), concorrendo ainda nas categorias de melhor diretor e roteiro adaptado. Já “Blade Runner” é um dos maiores “cult movies” da década de 1980, com um clima pessimista sobre o futuro imaginado naquela época, com grande apuro técnico (fotografia, desenho de produção, trilha sonora e efeitos visuais sobretudo) e intensas atuações de Harrison Ford e Rutger Hauer nos papeis centrais.

Sobre o funcionamento do São Luiz

A retomada das atividades no equipamento se dá com a linguagem cinema e atendendo todos os protocolos de saúde determinado para cinemas, pelo Governo do Ceará. Dentro desses critérios, são disponibilizados 144 dos 666 assentos da sala de exibição, que estipulam capacidade de uma pessoa para cada sete metros quadrados, exceto para pessoas da mesma família, de uma mesma residência e casais (máximo de quatro pessoas).

Não é permitida a entrada nem a permanência de pessoas sem uso de máscaras. É recomendada higienização das mãos e obrigatoriedade de distanciamento social. São disponibilizados quatro totens com álcool em gel 70% para higienização das mãos nos seguintes pontos: porta de entrada principal, Foyer e na entrada de cada um dos banheiros do piso inferior.

Para participar das sessões, o público deve comparecer ao Cineteatro tendo em mãos documento de identificação com foto. Não há retirada de ingressos nas bilheterias e a entrada se dará pelas portas dianteiras do equipamento, local onde o público deverá apresentar o documento sem contato com os atendentes e onde terá sua temperatura corporal aferida.

Na fila, deve-se respeitar o distanciamento social de 1,5 metro. Ao adentrar no equipamento, o público deverá seguir imediatamente para a sala de exibição. O Cineteatro irá abrir suas portas para receber o público trinta minutos antes de cada sessão. O uso dos banheiros será restrito a duas pessoas por vez.

Programação

Dia 22/07 (quinta) 14h - O Leopardo. Classificação Indicativa: 12 anos. Direção: Luchino Visconti.

Dia 23/07 (sexta) 13h30 - A Profecia. Classificação Indicativa: 16 anos. Direção: Richard Donner | Terror, Suspense | EUA | 1977 | 1h51 | Legendado; 16h25 - O Exorcista. Classificação Indicativa: 14 anos. Direção: William Friedkin.

Dia 24/07 (sábado) 13h15 - 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Classificação Indicativa: Livre. Direção: Stanley Kubrick; 16h30 - Blade Runner - O Caçador de Andróides. Classificação Indicativa: 16 anos. Direção: Ridley Scott.

SC, com informações do Cineteatro São Luiz

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também