Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor celebra Dia do Idoso com oferta de serviços

Por Julyana Brasileiro
01/10/2025 17:37 | Atualizado há 5 dias

Compartilhe esta notícia:

Serviços oferecidos foram dedicados especificamente para público da terceira idade Serviços oferecidos foram dedicados especificamente para público da terceira idade - Foto: Divulgação/Sala do Empreendedor

Em celebração ao Dia do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º/10), a Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) dedicou um atendimento especial ao público da terceira idade, reforçando que empreender é uma possibilidade em todas as fases da vida. 

O órgão participou da programação do Outubro Prateado, promovida pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedih) do Governo do Estado, ofertando uma gama de serviços que possibilitaram aos idosos o acesso a ferramentas que favorecem a independência financeira e a geração de renda.

Foto: Divulgação/Sala do Empreendedor

A formalização de negócios possibilitou transformar ideias e iniciativas em empreendimentos reconhecidos legalmente, trazendo mais segurança e acesso a direitos.

Outro ponto de destaque foi a regularização de dívidas tributárias, que ofereceu a chance de recuperar a credibilidade e seguir em busca de novos caminhos de crescimento. 

Para completar, a orientação sobre crédito e licitações abriu horizontes ao mostrar possibilidades de acesso a recursos financeiros e participação em processos que podem impulsionar os negócios.

A ação, realizada na sede da Sedih, contou com a participação da assessora de Relações Institucionais da Sala do Empreendedor, Maria de Jesus Dias, e dos agentes de desenvolvimento Thiago Bruno Maciel e Natali Maciel.

Saiba mais 

A Sala do Empreendedor foi criada por meio do Ato Normativo 303/2021, da Mesa Diretora da Alece, para dar oportunidade aos pequenos empreendedores, principalmente para os que ainda desconhecem o processo de legalização de seus negócios. 

O equipamento encerrou o primeiro semestre de 2025 com 2.836 atendimentos presenciais e remotos em todo o Ceará. Os serviços mais ofertados à população, de forma gratuita, foram: emissão de boletos do documento de arrecadação do Simples Nacional (DAS), realização da declaração anual do microempreendedor individual (MEI), bem como formalização, baixa, regularização e informações do MEI.

 

Edição: Ana Vitória Marques

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também