2a Companhia de Policiamento de Guarda

Saiba como ingressar na Alece a partir de segunda-feira (06/12) com comprovante de vacinação

Por ALECE
03/12/2021 14:08

Compartilhe esta notícia:

Medidas entram em vigor nesta segunda-feira (06/12) Medidas entram em vigor nesta segunda-feira (06/12) - Foto: José Leomar

Parlamentares, servidores, imprensa e  público em geral devem apresentar a partir de segunda-feira (06/12) o comprovante de  imunização contra a  Covid-19,  com duas ou mais doses da vacina, para ter liberado acesso às dependências da Assembleia Legislativa do Ceará.

Para facilidade de todos, o documento poderá ser apresentado no formato físico por meio do cartão de vacinação  (entregue no ato da aplicação) ou no formato digital.

O tenente coronel Marcelo Vasconcelos, comandante da 2ª Companhia de Guarda do Poder Legislativo, explica que em todas as portarias, do prédio principal, Palácio Adauto Bezerra, e dos prédios anexos (Edifício Senador César Cals de Oliveira, Anexo I, Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes - Anexo II, e Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque - Anexo III), haverá a exigência dos comprovantes de parlamentares, servidores, imprensa e do público visitante.

"Todos os servidores, colaboradores e parlamentares deverão apresentar os comprovantes de vacinação. Qualquer documento comprobatório de que a pessoa foi vacinada, quer em meio físico ou digital, poderá ser apresentado. Seja o cartão, que é entregue em postos de vacinação, ou de outros meios digitais, fornecidos pelo Conecta Sus ou Vacine Já", observa o oficial.

O comandante informa ainda que a Companhia de Guarda realiza o controle do acesso de todos à Casa. "Por força da Lei 16.083/2016, a Segurança da Assembleia Legislativa compete à 2ª Companhia da PM. E estamos falando de uma segurança sanitária, que também recai sob a nossa responsabilidade", acentua.

Atenção aos números

O comprovante de vacinação não será exigido como condição de acesso apenas daqueles que, por razões médicas reconhecidas em atestado, não puderam se vacinar.

Durante o anúncio da exigência, feito na sessão plenária desta quinta-feira (02/12), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), afirmou que a decisão foi compartilhada e definida em reunião da Mesa Diretora e tem por finalidade a proteção a parlamentares, servidores, servidoras e visitantes que estiverem na Casa.

"Nós, enquanto representantes do povo, devemos dar o bom exemplo. Não podemos abrir brechas para a possibilidade de uma terceira onda dessa terrível doença, que já levou à morte mais de 615 mil pessoas no Brasil, afetando famílias pelo luto e pelo medo. No Ceará, 24,6 mil famílias perderam seus entes queridos", enfatizou o presidente.

Como ter acesso ao comprovante de vacinação

Uma das formas de obter o comprovante de forma on-line é por meio do site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/

Confira o  passo a passo:

1) Acesse o site https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/;

2) Clique na opção "Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo;

3) Identifique-se preenchendo corretamente: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e confirmação de segurança;

4) Clique em “Consultar”;

5) Na parte inferior da tela clique em: “Gerar Comprovante de Vacinação”;

6) Preencha os dados solicitados: nome da mãe completo/responsável e confirmação de segurança

7) Clique em “Gerar Comprovante”.

ConecteSUS é outra opção

1) Acesse o site do ConecteSUS (https://conectesus.saude.gov.br/) e selecione a opção "Cidadão"; em seguida, você verá a página inicial de serviços;

2) Em seguida, faça login com sua conta no "gov.br" através de CPF e senha;

3) Feito o login, diversas funcionalidades serão liberadas; no canto inferior direito da tela, há o botão "Meus cartões", no qual existe a opção "Certificado de Vacina Covid-19";

4) Após clicar na opção do certificado, o documento irá aparecer na tela; para fazer o download, basta clicar no ícone de PDF no canto superior direito.

O comprovante de vacinação  também pode ser obtido no aplicativo Ceará App, do Governo do Estado, disponível para IOS e Android https://bit.ly/3xNHj8i.

Saiba mais

Desde o início da pandemia  da Covid-19, a Assembleia Legislativa tem  atuado em consonância com os decretos emitidos pelo Governo do Estado e seguido as recomendações sanitárias.

A  exigibilidade da apresentação do comprovante de vacinação não dispensa o cumprimento das outras medidas exigidas em protocolo sanitário, incluindo o uso obrigatório de máscaras. O comprovante de vacinação contra a Covid-19 tem sido exigido  desde o dia 15 de novembro  para  acesso a bares e restaurantes em Fortaleza.

JB/JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também