Categoria Matriz

Saiba como enviar a declaração do Imposto de Renda fora do prazo

Por ALECE
09/06/2022 16:39 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Divulgação

A Receita Federal recebeu neste ano 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.

Quem integra o grupo de contribuintes que não declarou até o dia 31 de maio, deve estar atento a consequências como multas e o CPF pendente de regularização, o que pode impedir a contratação de empréstimos, o processo de tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Como regularizar a situação?
Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda da mesma forma como deveria ter sido feita dentro do prazo.

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da mesma. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação. A orientação para o contribuinte que perdeu o prazo de envio da declaração é “regularizar a situação o quanto antes.

A multa para quem faz a declaração fora do prazo é de no mínimo R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido.

Quem não tem imposto a pagar terá R$ 165,74 descontados da eventual restituição a que teria direito.

Já aqueles que terão que pagar o imposto de renda, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, começando a contar a partir de maio. O valor máximo é de 20% do imposto a pagar.

 

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Portal G1

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também