Coordenadoria de Comunicação Social

Rodas de conversa marcam interação social no Vem pra Alece

Por Júlio Sonsol
22/10/2023 12:49 | Atualizado há 6 meses

Programa Ceará sem Fome foi debatido em roda de conversa Programa Ceará sem Fome foi debatido em roda de conversa - Foto: Paulo Rocha

Como parte do Vem pra Alece, que abriu as portas da Assembleia Legislativa do Ceará para o público neste domingo (22/10), rodas de conversa trataram de temas sensíveis para a realidade do nosso estado, ampliando a interação entre Poder Legislativo e comunidade.

Entre as atividades realizadas, aconteceram rodas de conversas, abordando o Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado; Por uma cidade justa e democrática: propostas do campo popular para o Plano Diretor de Fortaleza;  Cada Vida Importa: A produção de dados para prevenção de homicídios na adolescência; Desafios e perspectivas da política da pessoa com deficiência e Vinte Anos do Estatuto da Pessoa Idosa no Brasil: Avanços e Desafios.

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT), vice-presidente da Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Alece, que coordenou  roda de conversa sobre o Programa Ceará Sem Fome, assinalou que pessoas à frente do programa estão expondo o que o Ceará tem desenvolvido no combate à fome. Segundo afirmou, este foi um momento de compartilhamento de informações e para tirar dúvidas do público. "O objetivo é erradicar a fome no Ceará", assinalou, apresentando dados do programa, o funcionamento das cozinhas comunitárias e população atendida".

O assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, Eduardo Barbosa, salientou que o combate à fome é política prioritária da atual gestão, após aprovação unanimidade pela Alece, em 17 de fevereiro passado. "Estamos implementando esta política pública que tem duas grandes linhas de trabalho o programa Ceará Sem Fome e  rede de cozinhas solidárias, que tem como prioridade  produção de refeições, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nossa meta é oferecer 100 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade e fome", disse Eduardo Barbosa.

O eletricista Welington Cândido veio de Maracanaú para participar da roda de conversa sobre o tema. Conforme informou, as condições da população do município da Região Metropolitana de Fortaleza têm se agravado nos últimos anos. "É a política o único meio que pode colocar um fim na miséria. Não tem lógica 17 pessoas morrerem no país de fome, quando o Brasil produz alimentos suficientes para um bilhão de pessoas. E esta estatística está subestimada, uma vez que há os suicídios decorrentes da extrema pobreza e as mortes por desnutrição que não são registradas desta forma", afirmou.

Por uma cidade justa e democrática

O tema Por uma cidade justa e democrática resultou em roda de conversa coordenada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSol). Ele assinalou que a atividade desenvolvida pela Alece no domingo mostra que o parlamento está mais aberto para a cidadania. "A crise da política afasta os representantes dos seus representados. E a gente só pode melhorar a política aproximando a comunidade", afirmou, o parlamentar, responsável pelo comando do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular, da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa.

Roda de conversa sobre o tema Por uma cidade justa e democrática - Foto: Edson Júnior Pio

Durante a roda de conversa, Renato Roseno tratou do plano diretor das cidades e regularização fundiária. "Esses são temas muito importantes para as comunidades mais pobres, principalmente para aquelas que não têm o papel da casa, gerando insegurança jurídica", apontou. Ele também discorreu sobre políticas públicas para assegurar uma cidade mais justa para todos.

O representante do  PSol também coordenou a roda de conversa sobre a prevenção à violência, mostrando pesquisas realizadas pela Comitê de Prevenção e Combate à Violência. Segundo afirmou, o colegiado tem por objetivo produzir estudos qualificados sobre a dinâmica dos suicídios. "A partir do conhecimento científico, produzimos uma agenda de recomendações", salientou.

Inclusão

Outra roda de conversa, sobre desafios e perspectivas da política da Pessoa com Deficiência (PcD) teve a apresentação de Lucas Maia coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDIH). A atividade contou com abordagem sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que tem por objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. O coordenador da SEDIH apresentou conceitos básicos da Lei de Inclusão, "para que todos fiquem falando sobre a mesma coisa" e sobre o atual panorama das políticas públicas para este segmento social no Ceará os objetivos da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Segundo afirmou Lucas Maia, a Coordenadoria foi criada recentemente pelo governador Elmano de Freitas (PT). "Estamos com projeto de reformular a nossa central de intérprete de Libras. Também vamos contratar dois audiodescritores, para auxiliar no acesso a pessoas com deficiência visual, reformular o projeto da praia acessível, que já existe em seis estações nos municípios do Ceará e construir silos de acessibilidade com prefeituras parceiras", revelou Lucas Maia.

A programação inclui ainda roda de conversa tendo como tema Doses de Afetos, dirigida pela coordenadora da Estante de Afetos Literários e do curso Em Rodas de Biblioterapia, da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Jaqueline Assunção, com participação da psicóloga Isabel Teixeira.