Departamento de Gestão de Pessoas

Rodas de conversa discutem uso excessivo do mundo digital

Por Julyana Brasileiro
09/10/2024 08:32 | Atualizado há 2 semanas

Rodas de conversa ofertam 50 vagas Rodas de conversa ofertam 50 vagas - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e com o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), realiza, nos dias 16 e 22 de outubro, duas rodas de conversa sobre o tema ''Ferramentas e suporte para as famílias sobre o mundo digital – Diagnóstico, prevenção e tratamento''.

As rodas de conversa serão realizadas nos dias 16 e 22 de outubro, das 10 horas às 12 horas, na sala C, no 2º andar do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Serão ofertadas 50 vagas. Para garantir a participação na atividade, cujas inscrições prosseguem até 16 de outubro, é necessário realizar a inscrição, que pode ser feita pelo link https://tinyurl.com/2uv4mk95 .

O evento é uma promoção conjunta do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

A temática será abordada na capacitação ''Ferramentas e suporte para as famílias sobre o mundo digital – Diagnóstico, prevenção e tratamento'', sendo tratada por três profissionais da área de saúde: Luciana Queiroz, psicopedagoga, Sheryda Batista, terapeuta ocupacional e Thayna Barboza, pós-graduada em psiquiatria. A mediação será da psicóloga Mayara Rios.

Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

Conforme destaca a diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, a roda de conversa será uma oportunidade para que os servidores tenham consciência dos malefícios do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes. Ela informa que neste primeiro momento os encontros serão ofertados para os servidores da Assembleia Legislativa e destaca ser muito importante a participação de todos.

Segundo a diretora, é necessário tratar sobre esse tema que tem afetado tantas famílias. “O uso constante de telas tornou-se algo comum na fase infantil e na adolescência, reduzindo a interação com os pais e prejudicando o desenvolvimento e o convívio familiar'', afirma Elenice.

Para receber o certificado, que será encaminhado por e-mail após sete dias da finalização do curso, o estudante deve participar de 75% das aulas e atividades.

Repórter: Julyana Brasileiro

Edição: Paulo Veras e Salomão de Castro