ASSALCE

Rodas de Biblioterapia retoma atividades com poética sobre a obra Biodanza

Por ALECE
21/03/2019 17:15

Compartilhe esta notícia:

Ruth Cavalcante durante a poética realizada nesta quinta-feira (21/03) Ruth Cavalcante durante a poética realizada nesta quinta-feira (21/03) - Foto: Bia Medeiros

O curso Em Rodas de Biblioterapia, parte do programa Assalce Entre Artes: A Arte de Viver, realizou, nesta quinta-feira (21/03), na sede da Associação, o 31º encontro desde a criação da atividade. Nesta edição, a atividade teve a "poética" (exposição) sobre o tema "A Dança da Vida"  da professora e escritora Ruth Cavalcante,inspirada no livro "Biodanza", do autor Rolando Toro.

A professora salientou que o encontro é uma forma de reverenciar a leitura do livro. "Rolando Toro é um chileno que escreveu "Biodanza" e muitas outras obras para explicar o sistema que ele desenvolveu, que é uma possibilidade das pessoas começarem a trabalhar para colocar a vida no centro, e não o consumo, ou qualquer outro encantamento que se possa ter", afirmou. Ela revelou que a biodança está hoje no mundo inteiro, graças a essa obra.

A biodança, conforme esclareceu Ruth Cavalcante, é uma ferramenta de desenvolvimento humano, para que se tenha uma vida mais plena, mais feliz e sem estresse.  "É a sacralização da vida. Ela é sagrada e tem de ser respeitada em todas as suas instâncias. Não só a vida humana, como também a vida dos animais e da natureza como um todo. A gente tem de cada vez mais, dentro desse pensamento sistêmico e ecológico, estar reverenciando a vida", defendeu.

Troca de experiências

Conforme explica a idealizadora do projeto, Jacqueline Assunção, o mais importante dos encontros são as experiências que os participantes desenvolvem com a leitura dos livros. “É uma terapia  a partir das obras abordadas. Por isso, falamos de poética e não de exposição do facilitador”, afirma.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luís Edson Correia, destacou na abertura do encontro que a atividade foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do corpo funcional do Legislativo e também aprimorar as competências de cada participante. “Disponibilizamos o acesso às atividades desenvolvidas pela associação a toda comunidade que nos procurar”, avisa.

Ele também assinalou todos as atividades desenvolvidas pelo projeto Entre Artes, como o Clube de Leitura, a Oficina de Moda, Costura e Customização e a Cozinha Vintage, entre outros. Jacqueline Assunção coordena o programa Assalce Entre Artes. 

Veja também