Roda de conversa "ESG: governança ambiental, social e corporativa" será nesta quarta-feira (15/06)
Por ALECE14/06/2022 11:27 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira (15/06), às 10 horas, roda de conversa “ESG: governança ambiental, social e corporativa”, no Auditório Murilo Aguiar, no Edifício Senador César Cals. O evento faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente da Alece, realizada pelo Comitê de Responsabilidade Social da Casa, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
A roda de conversa contará com a participação do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, da coordenadora do Núcleo ESG do Sistema Fiec, Alcileia Sena de Farias, e da articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Amanda Melo. A mediação será do engenheiro ambiental e técnico da Célula de Sustentabilidade, Yuri Passos.
A sigla ESG contempla as importância das ações nas áreas ambiental, social e de governança, como forma de minimizar os danos ambientais, gerar benefícios sociais e otimizar os processos administrativos. A agenda ESG é cada vez mais uma realidade e uma necessidade na gestão pública, reforçando a importância do debate e das ações no Parlamento cearense.
A assessora técnica da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Morgana Ferreira, explica que a sigla ESG (em português ASG - ambiental, social e governamental) é uma forma de analisar o quanto se busca minimizar os danos ambientais. "No que tange ao meio ambiente, são os esforços relativos ao controle de emissão de gases para efeito de minimizar as mudanças climáticas e preservação de biodiversidade. No âmbito social, são medidas tocantes às pessoas e sociedade, como redução de desigualdades e promoção de direitos humanos. Com relação à governança, os temas são as boas práticas e processos anticorrupção", explica.
Morgana Ferreira destaca ainda que a atual década se mostra decisiva, quando se fala em mudanças climáticas. "Por isso a gente ouviu muito falar sobre isso, a partir de 2020, quando teve início a pandemia (Covid-19) e associada a ela, iniciou este olhar para estes três pilares. Há o sentimento de urgência na redução de gás carbônico, que provoca o efeito estufa. A gente espera que as práticas ESG motivem a adesão a práticas para um mundo sustentável", enfatiza.
Roda de conversa
Para abordar a temática, a Alece convidou pessoas que atuam diretamente na temática e acumulam experiências que podem nortear e promover o debate. Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), é um educador dedicado à formação de jovens e exerceu mandatos de deputado federal, deputado estadual e vereador por Fortaleza. É membro da Academia Fortalezense de Letras e sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
Alcileia Sena de Farias é especialista em ESG (Environmental, Social and Governance) e Sustentabilidade e atua como coordenadora do Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Já realizou trabalhos socioeducativos, como palestras, workshops e cursos disseminando a importância de implementar práticas ESG nas organizações. Atua há 12 anos na área de Responsabilidade Social.
Amanda Melo é engenheira ambiental sanitarista e engenheira de segurança do trabalho. Tem mestrado em Ciências Físicas Aplicadas a Energias Alternativas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com a temática de produção de hidrogênio verde. Atuou nos segmentos de energia e saneamento e hoje está como articuladora do Comitê de Responsabilidade Social do Poder Legislativo.
Sobre o mês do Meio Ambiente
Com a temática “Uma só Terra - preservar para permanecer”, a Alece lançou o Mês do Meio Ambiente, iniciativa que promoverá, ao longo de junho, atividades variadas com foco na sensibilização e mobilização sobre a sustentabilidade. A programação faz alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada no dia 5 de junho e criada pelas Nações Unidas.
Já foi realizada palestra sobre “Consumo consciente e economia circular”, feira sustentável e atividades com a Rede dos Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.
Da Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna