Coordenadoria de Comunicação Social

Revista Plenário adota inovação tecnológica

Por ALECE
12/04/2019 11:16

Compartilhe esta notícia:

Capa da Revista Plenário, edição de fevereiro a abril de 2019 Capa da Revista Plenário, edição de fevereiro a abril de 2019 - Ilustração: Divulgação/ Revista Plenário

Diálogos plurais é o título da 55ª edição da revista Plenário, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará. A publicação deste trimestre  traz  uma entrevista com o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), destaca o início da 30ª legislatura e traça um perfil  dos 46 parlamentares eleitos para o mandato 2019-2022.

"O grande destaque dessa revista é a apresentação dos  parlamentares  que representam um misto de juventude e experiência ao Poder Legislativo. O presidente José Sarto conta  os novos projetos e os desafios na gestão e a matéria sobre a nova legislatura revela a pluralidade dos debates e das bandeiras que estão sendo levantadas na Assembleia Legislativa'', destaca o repórter Dídio Lopes.

Inovações

Nesta edição, a revista traz uma inovação,o uso do QR Code, uma parceria da Revista Plenário com o Núcleo de Mídias Digitais. No intervalo compreendido entre as páginas 18 e 33, o leitor que apontar o smartphone para o código  será direcionado à página do deputado no site da Assembleia Legislativa para visualizar o vídeo com o seu perfil.

O chefe do Núcleo de Mídias Digitais, Rafael Alves informa que a meta é utilizar a ferramenta em outras publicações. "Pretendemos fazer isso em outras edições da revista Plenário.Também criamos uma material complementar. Na matéria sobre Cococi, o leitor da revista poderá scannear o QR Code e ter acesso a imagens e vídeos que foram gravados ao longo da reportagem'', destaca.

Outro destaque dessa edição é a matéria sobre Cococi, distrito do município brasileiro de Parambu, no Estado do Ceará. Conhecida como a cidade fantasma do Sertão, tem apenas sete habitantes que  vivem da agricultura de subsistência. ''Essa matéria me trouxe um grande aprendizado. Foi um privilégio conhecer esse local que tem tanta história  e desperta o interesse de pesquisadores e historiadores. Nesse meio em que vivemos, marcado pelo avanço  da tecnologia me surpreendi com essas pessoas que sabem conviver sem a Internet'', revela o repórter Dídio Lopes.

Outros destaques

Na seção fixa de responsabilidade social, a Revista Plenário  traz uma matéria sobre o Programa Esperança das Crianças Sertanejas, da comunidade  de Itans, no município de Itapiúna, a 133 km de Fortaleza. O projeto criado em 1986 atualmente beneficia 285 crianças e adolescentes por meio do apadrinhamento financeiro.

A nova edição da Revista Plenário também reúne matérias sobre o Feminicídio com texto de Narla Lopes, Instituto do Ceará com reportagem de Jackelyne Sampaio. Famílias Guardiãs é o tema abordado pela jornalista Samaísa dos Anjos e a presença do Ceará no Desfile da Sapucaí é o tema de Rita Damasceno. A publicação conta ainda a trajetória de Espedito Seleiro, o mestre do couro, por Camilo Veras e homenageia Crescêncio Marinho de Pinho.

A equipe da revista é formada pelos servidores Abílio  Gurgel e Adriana Thomasi, na edição; Ana Lúcia Machado, Camillo Veras, Dídio Lopes, Jackelyne Sampaio, Narla Lopes e Rita Damasceno, na reportagem; Carmem Ciene, revisão; Dário Gabriel, José Leomar, Júnior Pio, Marcos Moura, Máximo Moura, Paulo Rocha e Bia Medeiros, fotografia, e Alessandro Muratore e Alice Penaforte, responsáveis por projeto gráfico e diagramação.

A periodicidade da publicação é trimestral e o exemplar impresso está disponível na própria Assembleia Legislativa. A revista pode ainda ser acessada pelo site www.al.ce.gov.br.

Veja também