Controladoria

Reunião do Coge avalia ações e projetos estratégicos da Alece

Por Júlio Sonsol
02/09/2024 14:46 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Entre os temas em pauta, as propostas do Código de Ética e Gestão de Competência Entre os temas em pauta, as propostas do Código de Ética e Gestão de Competência - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), realizou, nesta segunda-feira (02/09), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 40ª reunião ordinária. O evento foi presidido pela secretária executiva do Coge e controladora da Alece, Sílvia Correia. Na pauta da reunião mensal, as propostas do Código de Ética e Gestão de Competência, apresentadas pela Diretoria Administrativa e Financeira, e o monitoramento de projetos e ações estratégicas, a cargo da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).

Sílvia Correia recordou que o órgão foi criado pela resolução 698, de 2019, que dispõe sobre o modelo de gestão da Assembleia Legislativa, sua estrutura e funcionamento. "Só pelo número da reunião, que foi 40ª,  a gente percebe que é um processo de consolidação desse modelo", disse a secretária executiva. Ela salientou que o Comitê foi criado com duas missões básicas: de implantar um modelo de governança que, na sua avaliação, é inspirado no modelo de três linhas, do Instituto de Auditores Internos, tendo como pilares liderança, e transparência, além da implementação do planejamento estratégico adotado pelo programa Alece 2030.

"Hoje aqui a gente tratou de uma pauta que é recorrente a cada mês, que é o monitoramento dos projetos estratégicos do Alece 2030. E também foi possível observar os indicadores de avaliação", afirmou. Segundo apontou a secretária executiva, o Coge está vivendo um desafio grande, que é construir indicadores estratégicos pra medir os resultados dos últimos quatro anos da gestão da Alece, de 2021 a 2024. Nós monitoramos mensalmente esses indicadores que apontam a natureza operacional, mas a gente precisa ter um resultado estratégico", afirmou.

Gestão por Competência e Código de Ética dos Servidores

A secretária executiva salientou que na reunião houve dois pontos novos na pauta ser trazidos pelo Comitê Técnico Setorial Administrativo e Financeiro: a Gestão por Competência e o Código de Ética dos Servidores. "Isso está no bojo de um programa maior de integridade, que também faz parte do Alece 2030 e que a gente precisa avançar. A gente está perto de encerrar um ciclo e destacamos que sem dúvida temos um modelo hoje consolidado, de gestão, de governança e uma estratégia claramente definida para a instituição", pontuou.

Entre os pontos destacados, Sílvia Correia apontou a transparência. Segundo destacou, a Alece recebeu recentemente uma nova avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), segundo a qual a Alece recebeu mais uma vez o Selo Ouro. "A transparência foi um dos pontos que mais avançou", disse.

O diretor administrativo e financeiro da Assembleia Legislativa, Paulo Neiva, considerou que a 40ª reunião do Coge, cada vez mais, consolida ,o modelo de gestão da Alece e integra os órgãos e setores da Casa. Segundo ele, a Gestão por Competência e o Código de Ética dos Servidores são duas ações importantes. "A gente quer já fazer algo ainda esse ano sobre essas ações, mas, efetivamente ficará em transição para a próxima gestão da Assembleia Legislativa", salientou.

Reunião foi conduzida pela secretária executiva do Coge e controladora da Alece, Sílvia Correia - Foto: José Leomar

Elenice Ferreira Lima abordou, durante a sua exposição, a Gestão por Competência e o Código de Ética dos Servidores. Conforme revelou, foi também apresentado um Benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão) junto a outras Assembleias Legislativas do País. "Nós decidimos que dentro do projeto Alece 2030, ainda estava faltando um curso para  investir em potências dos servidores da Casa.  Para que isso aconteça, apresentamos hoje esta ideia, e formarmos um grupo com várias diretorias e órgãos para a gente realizar a qualificação dos servidores", defendeu.

A diretora lembrou que deste julho do ano passado e no início de 2024 os concursados aprovados assumiram suas funções. "A gente alocou as pessoas que passaram no concurso em órgãos que eles tivessem habilidade  e atitudes para esses setores. Estamos reforçando cada vez a importância de todos princípios e de todas atividades do projeto Alece 2030", asseverou.

Alinhamento

Para que haja alinhamento entre todos os setores, Elenice anunciou que haverá um curso para os servidores e os órgãos da Casa. "Este é o projeto de gestão por competência que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais demorou dez anos pra implantar, porque é algo complexo. Vamos ver se conseguimos fazer em dois, em três anos. O curso vai qualificar as pessoas para que elas desenvolvam competências gerenciais e de servidores", avisou, salientando que será também elaborado um manual de Gestão por Competências a ser seguido pelo Poder Legislativo.

"A gente está no pontapé inicial. Hoje aqui a gente apresentou o projeto", disse a titular do DGP, revelando que o primeiro curso sobre o tema deverá ter início em outubro ou novembro.

Participaram da reunião representantes da Diretoria Administrativa e Financeira, Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Diretoria-Geral; Controladoria, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Ouvidoria Parlamentar, Secretaria Executiva da Mesa Diretora e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).

Saiba mais         

O Comitê de Gestão Estratégica da Alece foi criado com a finalidade de implantar o modelo de governança da Casa, visando sistematizar as práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.

Entre suas principais competências estão a implantação de medidas para assegurar a transparência e o acesso à informação, supervisão do mapeamento e da avaliação dos riscos-chave que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também