Reunião de avaliação gerencial monitora projetos da Controladoria da Alece
Por Julyana Brasileiro21/11/2023 09:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta segunda-feira (20/11), reunião de avaliação gerencial (RAG) com servidores e gestores que compõem a equipe do órgão. Conforme destaca a controladora da Alece, Sílvia Correia, o setor acompanha todos os projetos e ações sob sua responsabilidade para avaliar e monitorar as entregas até o final deste ano. O encontro foi na sala C, no segundo andar do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).
''Para evitar reticência de ações em andamento, é fundamental fazermos esses fechamentos anuais. Monitoramos e fizemos alguns redirecionamentos de ações e estamos priorizando aquilo que é relevante e deve ser concluído este ano'', afirma.
A reunião de avaliação gerencial (RAG) e a reunião de avaliação tática (RAT) estão previstas no modelo de governança do programa Alece 2030. Para além das reuniões mensais do Comitê de Gestão Estratégia (Coge) do Poder Legislativo, são realizadas mensalmente as RAGs e a cada quatro meses as RATs.
Projetos estratégicos
Sílvia Correia aponta que a Controladoria possui basicamente três projetos estratégicos. Um deles diz respeito ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), que garante a aderência da auditoria interna às normas internacionais de auditoria e que consiste em metodologia implantada mundialmente e concebida pelo Instituto de Auditores Internos, que mede a maturidade e capacidade da auditoria interna.

Sílvia Correia, controladora da Alece (centro), durante o encontro - Foto: Dário Gabriel
Outro projeto coordenado pela Controladoria é adequação da Alece à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao Sistema de Informações Estratégicas de Controle (Siec), que tem como objetivo principal disponibilizar para a Alta Direção da Assembleia informações relevantes para a tomada de decisão.
A controladora da Alece também citaa Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), coordenada pela Controladoria, e as ações estratégicas afetas à transparência. ''A Alece acabou de ser premiada com o Selo Ouro pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e isso exige de nós um olhar constante. Como coordenadora dessa macro função, a Controladoria tem o papel de olhar, monitorar e melhorar continuamente. Esse foi o foco da reunião para que no fim de 2023 a gente tenha a colheita e possamos apurar os resultados que serão apresentados na última reunião do Coge", antecipa.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032