Controladoria

Recigp conquista adesões durante reunião ordinária

Por ALECE
22/06/2022 14:24

Compartilhe esta notícia:

Reunião se deu de modo virtual Reunião se deu de modo virtual - Foto: Divulgação/ Controladoria da Alece

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp) conquistou adesões de seis municípios durante sua 16ª reunião ordinária, realizada de forma remota nesta terça-feira (21/06). A reunião marcou a adesão de Maranguape, Guaiúba, Santa Quitéria, Solonópole, Monsenhor Tabosa e Tauá, que se juntam aos outros 26 municípios cearenses já integrantes da Rede. Com isto, o colegiado soma agora 32 cidades.

Na pauta do encontro, três palestras com foco em auditoria e na gestão de contratos. O primeiro a falar foi Cézar Pinheiro, controlador e ouvidor geral de Sobral, com o tema "Boas Práticas para Atuação do Gestor de Contrato". Em seguida, a gerente da Célula Técnico-Jurídica da CGM de Sobral, Ana Elizabete Lima, tratou sobre "Manuais de Processo: Auditorias de Gestão à distância e In Loco". Já o gerente da Célula de Contas e Parcerias da CGM de Sobral, Manoel Hermes Mesquita, abordou o tema "Rotina de Serviços no Gerenciamento de Convênios e Contratos de Repasses".

O evento contou com a presença de mais de 20 participantes, entre membros da coordenação e representantes de munícipios que integram a Recigp.

Alece permanece na Coordenação Executiva da Rede

No dia 14 de junho, em reunião extraordinária para eleição da Coordenação Executiva para o próximo biênio (2022/2023), os três membros foram reeleitos. Na presidência, permanece Cézar Pinheiro, controlador e ouvidor geral de Sobral. Na 1ª Secretaria, foi reeleita Mariana Silva Costa, controladora geral do Município de Aracati. A Controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, Sílvia Correia, permanece na 2ª secretaria da Coordenação Executiva.

Sílvia Correia analisa a importância da manutenção e do aumento do número de municípios que fazem parte da Rede. “A manutenção da Controladoria da Alece na Coordenação é muito importante porque a Assembleia instalou a Rede e a coordenou por três anos", afirma. De acordo com ela, a capilaridade da Alece, em virtude de participarem do colegiado representantes de todas as regiões cearenses, é fundamental para o engajamento dos municípios.

“A rede iniciou com seis órgãos estaduais autônomos e hoje temos 32 municípios participando, fruto de quatro anos de trabalho. Inclusive duas destas cidades, Marco e Maracanaú, participam também com as controladorias de suas Câmaras Municipais e este é um importante nicho que a Rede também quer alcançar”, adianta.

Criada em junho de 2018, a Recigp tem como objetivo promover a integração dos sistemas de controle interno do Estado do Ceará para o aprimoramento dos mecanismos de controle da gestão pública.

A próxima reunião da Rede está agendada para o dia 6 de setembro.

PV/SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também