Realizada 2ª reunião de análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade da CTLegis
Por Júlio Sonsol07/11/2024 14:31 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (07/11), a segunda reunião de Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), área da Diretoria Legislativa que é certificada pela Norma ISO 9001:2015, do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A reunião foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece. Para manter a certificação, as auditorias internas são necessárias, conforme acentua a coordenadora da Codins, Heline Joyce Monteiro.
De acordo com a coordenadora, a CTLegis é certificada desde 2011 pela Norma ISO 9001:2015, sendo um dos requisitos da Norma a realização, em intervalos programados, de reuniões de análise crítica. "Nessas reuniões, analisamos todo o desempenho dos processos da CTLegis, tais como indicadores e a satisfação dos clientes, que são os parlamentares e os órgãos da Casa que solicitam serviços de consultoria", acentua.
Conforme Heline Joyce, há uma série de serviços atendendo a essas demandas e eles precisam estar adequados aos requisitos da Norma. "Fazemos a análise crítica para verificar se tudo está andando conforme os preceitos da Norma, bem como o que pode ser ainda melhorado", pontua.
Metodologia
Também foram analisados os riscos definidos da área e verificado se os planos de ação para mitigar esses riscos estão sendo eficazes. A reunião teve a participação dos servidores da CTLegis, do diretor legislativo Fabrício Machado, que representa a alta direção da Consultoria, e representantes dos órgãos que fornecem serviços de apoio, como a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Heline Joyce Monteiro, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece - Foto: Pedro Albuquerque
De acordo com Heline Joyce, a Consultoria tem mantido um alto nível de satisfação dos clientes dela, alcançando sucesso em mais de 90% dos serviços prestados. Entre os avanços verificados, a titular da Codins aponta o uso da planilha da ferramenta Office 365, que indica, inclusive, o cumprimento dos prazos de entrega dos serviços. "Então, esses alertas vão melhorando as entregas e fazendo com que cada vez mais tenhamos melhor qualidade. É a melhoria contínua do processo" acentua.
Conforme Heline Joyce, a auditoria é realizada anualmente, no Sistema de Gestão da Qualidade. "Esta é uma regra da norma ISO 9001:2015 e, como temos uma área certificada, este setor tem de passar por uma auditoria interna e depois por uma auditoria externa. Assim, será verificado se o Sistema está atendendo a todos os requisitos da Norma e deliberado pela manutenção da certificação", acentua.
Auditoria externa
O titular da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, que também participou da reunião, explica que a auditoria externa está prevista para dezembro, após a empresa que irá fazer este trabalho, vencedora da licitação, ser confirmada. Ele observa que a reunião de análise crítica, coordenada pela Codins, é uma etapa do SGQ prevista para que seja "lançada luz sobre o nosso sistema", de forma a se perceber como ele está funcionando e quais melhorias podem ser adotadas ."Quando vier a auditoria externa, o ideal é que a gente possa estar todo redondinho, arrumadinho e tudo dentro das conformidades", assevera.
A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, espera que com a auditoria, seja possível aperfeiçoar os processos realizados pela Consultoria e, com isso, superar a expectativa do público atendido, que são parlamentares e gestores da Alece. "A auditoria é para verificar a conformidade do SGQ, que não se limita apenas à Consultoria", explica.
Reunião foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas - Foto: Pedro Albuquerque
Erliene considera que a certificação é importante porque oferece uma padronização dos processos, o compromisso com a melhoria contínua, mensuração dos resultados a partir dos indicadores e qualificação permanente dos servidores.
Saiba mais
A Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) presta suporte técnico especializado, mediante solicitação, aos deputados e deputadas estaduais, bem como gestores da Alece, com a finalidade de auxiliá-los no exercício de suas funções institucionais, visando ao atendimento dos interesses da sociedade em prol da população cearense.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/