Psicologia bate recorde em atendimentos online do DSAS no trimestre setembro/novembro
Por ALECE18/12/2020 11:34 | Atualizado há 1 ano
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O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza consultas online através de suas células de Psicologia e Nutrição. Nesta semana, o Serviço de Psicologia da Casa bateu recorde de atendimento, com a divulgação dos dados referentes ao trimestre entre setembro e novembro. Ao longo do último trimestre, foram realizadas 1.615 consultas, “um recorde de atendimentos”, segundo a coordenadora da Célula de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra Martins.
O DSAS dispõe de 23 psicólogos realizando consultas em modo virtual desde março de 2020, quando teve início o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Os profissionais foram orientados sobre os procedimentos de atendimento remoto. A coordenadora da Célula de Psicologia, Conceição Guerra Martins, explica que muitos pacientes que já vinham sendo atendidos no consultório, no DSAS, não quiseram continuar o atendimento de forma online. “Desta forma, muita gente nova apareceu e ocupou as vagas”, revela.
“A pandemia pode ser vista como um fenômeno que atinge a esfera do biológico, do social e do individual do ser humano, causando uma série de perturbações como um todo”, avalia Conceição. Segundo ela, os atendimentos têm o intuito de minimizar o pânico e a separação das famílias afetadas por esse fenômeno.
“Diversos países, instituições médicas e universidades abriram plataformas online para fornecer aconselhamento psicológico para pacientes, que continuam em casa e também para outras pessoas afetadas pela pandemia. No DSAS, no nosso setor de Psicologia, não foi diferente e tivemos de atender online. E a cada dia o número de consultas só aumenta”, esclarece.
Mudanças de comportamento
O diretor do DSAS, Luís Edson Correia, lembra que todos fomos pegos de surpresa com a pandemia, sendo necessários alguns procedimentos para que o trabalho continuasse durante o isolamento. “A situação de incerteza, o isolamento forçado, a necessidade de afastamento de amigos e familiares, os percalços econômicos oriundos da perda salarial ou de emprego, foram alguns dos estresses capazes de provocar medo, tédio, transtornos de ansiedade, depressão, e até mesmo a incidência e o aumento de comportamentos suicidas”, aponta.
Daí surgiu a necessidade de buscar uma maneira adequada para dar suporte ao servidor e servidora do Poder Legislativo. “Não podíamos simplesmente abandonar os pacientes, nem tampouco deixar de contribuir e atender a necessidade do momento. Estamos desempenhando nosso papel de saúde preventiva e dando suporte ao nosso pessoal. O apoio psicológico profissional é fundamental, principalmente nessa época de pandemia”, acentua o diretor do Departamento.
Luís Edson destaca ainda que os profissionais das Células de Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e Nutrição ficaram à frente desde o início da pandemia, atendendo dentro do possível. “Com o passar do tempo e vendo cada vez mais o nosso retorno bem distante, as atividades virtuais ganharam mais força. Por isso, nos esforçamos, para dar continuidade ao trabalho da Psicologia, que está com as consultas online a todo vapor, atendendo diariamente aos servidores e servidoras do Poder Legislativo, assim como os demais serviços que podem ser feitos online, como o da Nutrição”, destaca.
Serviço: Mais informações sobre o atendimento do setor podem ser obtidas em contato com a coordenadora da Célula de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra, pelo telefone 85.98869.1436.
JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
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Telefone: 85.3257.3032
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