Célula de Qualificação dos Servidores

Protocolo de prevenção e controle da Covid-19 é apresentado em Webinar

Por ALECE
24/08/2021 20:24

Compartilhe esta notícia:

Núcleo de Saúde do Trabalhador é vinculado ao DSAS Núcleo de Saúde do Trabalhador é vinculado ao DSAS - Foto: Paulo Rocha

O coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, médico Joaquim Garcia, apresentou nesta terça-feira (24/08), o Protocolo de Biossegurança que traz  Medidas de Prevenção e Controle da Covid-19 no retorno às atividades presenciais da Casa, em Webinar promovido pela Célula de Qualificação dos Servidores. A atividade deu sequência aos encontros promovidos semanalmente pela Célula, ligada à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Durante o Webinar, o  médico  alertou  que  apesar da flexibilização do mais recente decreto estadual e da vacinação de grande parte dos servidores da Alece e da população cearense, ainda é  preciso manter as medidas de prevenção contra o Coronavírus , pois  nenhuma vacina tem 100% de eficácia. "O retorno das atividades não significa o relaxamento do risco de adoecimento pela Covid-19. Portanto, justificam-se a manutenção da vigilância e monitoramento de risco", defendeu.

Segundo Joaquim Garcia, o Núcleo foi criado recentemente para proporcionar aos  servidores promoção, saúde e a segurança do trabalho sendo formado por uma equipe multidisciplinar, tendo como uma das primeiras  ações a criação do Protocolo. "O Núcleo nasceu  por iniciativa da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e foi responsável pela criação de medidas para garantir o retorno ao trabalho  presencial de forma segura para  todos, evitando casos de  Covid-19 no ambiente de trabalho. Para a permanência na Assembleia, é recomendado  o uso de máscara  cobrindo boca e nariz, uso de álcool em gel e respeito ao distanciamento social", destacou.

Sobre o Protocolo

Desde que foi apresentado pela primeira vez aos servidores do DSAS, em julho deste ano, o Protocolo de Biossegurança tem sido reforçado por meio de palestras para os demais setores da Alece, para que seja assimilado e posto em prática.

Para ter acesso ao anexos do Poder Legislativo, é obrigatória a aferição de temperatura nas entradas. Se detectada uma temperatura maior ou igual a 37,5 graus, o acesso será negado sendo recomendado a procura por atendimento médico. As medidas para evitar o contágio do Coronavírus no Poder Legislativo também determinam a limpeza periódica em locais  utilizados com maior fluxo de pessoas e comunicação visual com cartazes espalhados por todos os setores para enfatizar  as  recomendações.

Em caso de pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 e/ou apresentação de sintomas como perda recente  de olfato, paladar, tosse, febre, coriza , dificuldade para respirar, Joaquim Garcia alertou que  o servidor  deve comunicar imediatamente ao seu setor e manter-se afastado do trabalho  presencial. "As medidas de prevenção também determinam a desativação de bebedouros, sendo orientado o uso de garrafas individuais, manter a limpeza periódica naqueles utilizados onde há maior fluxo de pessoas, evitar cumprimentar os colegas com aperto de mãos, beijos e abraços, bem como priorizar o uso de escadas em detrimento de elevadores", destacou.

O coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador do DSAS orientou que acerca  do trabalho das gestantes, a Lei Federal nº 14.151, de 12 de maio de 2021, estabelece  que a empregada  gestante  deverá permanecer afastada  das atividades  de trabalho presencial sem prejuízo de remuneração. Já  para os servidores  que integram o grupo de risco ou possuem mais de 60 anos, há a possibilidade de retorno desde que haja comprovação da imunidade ou adoecimento há mais  de 30 dias ou que já tenham tomado as duas doses da vacina contra a doença decorridas três semanas da última  aplicação.

O Núcleo de Saúde do Trabalhador tem como integrantes Luis Edson Sales (diretor), Lídia Andrade Lourinho (coordenadora), Joaquim Garcia Filho (médico), Norma Souza (enfermeira), Maria Rosilene Aragão (ergonomista) e Débora Freire (técnica de Segurança).

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/    

Veja também