Departamento de Gestão de Pessoas

Prorrogado prazo para entrega do Imposto de Renda até 31 de maio; saiba como proceder

Por ALECE
13/04/2021 15:30 | Atualizado há 1 ano

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Novo prazo foi anunciado nesta segunda-feira (12/04) Novo prazo foi anunciado nesta segunda-feira (12/04) - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

A Receita Federal prorrogou o prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Física (IRPF) de 2021, referente ao ano calendário 2020, para o dia 31 de maio de 2021. O novo prazo foi anunciado nesta segunda-feira (12/04) pela Receita Federal. Servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos aos procedimentos necessários para prestar a declaração.

Os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 têm um prazo maior para enviar a documentação e assim evitar a multa por atraso, que varia de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do Imposto devido.

Apesar da prorrogação do prazo, o calendário de restituição permanece o mesmo. No total, serão cinco lotes pagos entre 31 de maio e 30 de setembro. Até o momento, a Receita Federal recebeu 12.451.339 declarações, equivalente a cerca de 38% das 32,6 milhões de documentos esperados este ano.

A importância de entregar logo a declaração

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Elenice Ferreira Lima alerta os servidores a não deixar a entrega para a última hora evitando congestionamentos no site da Receita Federal. “Quem entrega a declaração antecipadamente tem benefícios, dentre os quais o de receber a restituição mais cedo que os demais”, acrescenta.

A declaração de rendimentos está disponível no Portal do Servidor (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/). Para acessá-la, basta efetuar o login e senha, clicar na aba Servidor, escolher o item DGP - Dec de Rendimentos e em seguida clicar no botão Enviar.

O servidor também pode clicar no banner Declaração de rendimentos, disponível no lado direito do Portal e acompanhar o passo a passo sobre como emitir o documento.

Quando o servidor ou servidora não tiver o email institucional ou senha, basta clicar na imagem do lado direito, no banner 'Abertura de chamados', da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI), preencher com dados solicitados e aguardar a TIC entrar em contato pelo WhatsApp. “Sobre dúvidas e demais informações, o servidor pode entrar em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas através do WhatsApp 85.99612.5700 apenas por mensagem”, esclarece.

Saiba mais

Os contribuintes podem optar por dois modelos na entrega do documento: o simplificado ou o completo. Quem optar pela primeira opção terá um desconto "padrão" de 20% na renda tributável. Já o modelo completo é indicado para quem tem muitas despesas para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação e dependentes.

A declaração e a entrega poderão ser feitas pelo computador, por meio do Programa Gerador da declaração (PGD) relativo ao exercício de 2020, disponível no sítio da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br); na página do próprio Fisco, pelo navegador de Internet (com certificado digital) ou pelo serviço "Meu Imposto de Renda", disponível para tablets e smartphones.

JB, com informações da Receita Federal

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

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